Três Lagoas

UNEI completa 25 anos, nova unidade de 30 mil m² está em fase de acabamento

UNEI completa 25 anos, nova unidade de 30 mil m² está em fase de acabamento

A Unidade de Internação de Menores (UNEI) Tia Aurora completou ontem (15) 25 anos em Três Lagoas. Fundada por Aurora Gonçalves Coimbra em 15 setembro de 1989 teve como objetivo abrigar menores que cometiam atos infracionais e eram encaminhados aos presídios.

Preocupada com a situação dos meninos, Aurora abriu uma unidade de internação apropriada para atender o menor infrator. Durante esse tempo, a mesma já passou por diversas mudanças e eram alugadas e adaptadas.

Para readequá-la, a unidade mais sofisticada e completa vem sendo construída desde agosto de 2010 e se encontra em fase final de acabamento com inauguração prevista para daqui a 60 dias.

O valor investido é de R$ 7.632.985,81. Os recursos são provenientes do Governo Federal, através da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), com a contrapartida do Governo de Mato Grosso do Sul e participação da Prefeitura de Três Lagoas, que cedeu área de 30 mil m².

OBRA

A área onde está sendo construído o novo prédio da UNEI fica na zona urbana de Três Lagoas, no Jardim Imperial, nas proximidades da BR-262, saída para Campo Grande.

Esta obra foi projetada pelo Governo do Estado, atendendo “à política institucional, pedagógica, de segurança, vigilância e proteção do adolescente em situação de conflito com a lei e tem capacidade para abrigar 70 adolescentes, sendo 58 vagas para internação, 10 vagas para internação provisória e duas vagas para adolescentes infratores com deficiência.

“Não gostaríamos que os meninos estivessem sendo encaminhados para uma unidade de internação e sim para uma escola, porém a nova unidade conta com um espaço físico adequado previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE)”, ressaltou o diretor da UNEI João Batista Pinheiro.

Em relação à contratação de funcionários foi realizado um concurso que não atendeu à demanda. “Estão sendo preparadas situações para atenderem às necessidades da nova unidade; poderá haver uma contratação de urgência devido à falta de tempo e eleições”, concluiu Pinheiro.

viaUNEI completa 25 anos, nova unidade de 30 mil m² está em fase de acabamento.