- Destaque - Destaque Principal Três Lagoas

Três Lagoas-MS: Força Aérea Brasileira realiza inspeção no Aeroporto “Plínio Alarcon”

Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), do Rio de Janeiro/RJ averiguou o funcionamento do novo equipamento que visa proporcionar maior segurança e auxílio na aterrissagem de aeronaves

O Aeroporto de Três Lagoas, “Plínio Alarcon”, recebeu na manhã desta sexta-feira (25) a visita do GEIV – Grupo Especial de Inspeção em Voo, do Rio de Janeiro/RJ para vistoria do novo equipamento, PAPI (Precision Approach Path Indicator / Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão), instrumento que visa garantir, com maior segurança, a aproximação de aeronaves à pista e que faz os cálculos dos ângulos para aterrissagem.

Por meio de simulações de pouso, o grupo (GEIV) avaliou o equipamento das 8h às 11h desta sexta-feira.

“Foi constatado que o aparelho está funcionando regularmente, porém não podemos ativá-lo para os voos regulares do Aeroporto até que seja enviado um relatório e publicado em Diário Oficial”, explicou o superintendente do Aeroporto Municipal, José Estevão Palma.

A previsão é de que em até 15 dias o relatório seja encaminhado.

A prefeita Marcia Moura (PMDB) protocolou ofício no dia 16 de setembro junto ao GEIV, solicitando agilidade para vistoria do PAPI, com devida averiguação se o instrumento cumpre as exigências de funcionamento.

PAPI

O PAPI é composto por duas, ou quatro caixas, cada uma contendo um sistema óptico de luzes que alternam entre o branco e o vermelho. São visíveis a 5 milhas (9,3Km) durante o dia, e a 20 milhas (37Km) à noite.

Para aquisição deste equipamento, foi investido o valor de R$ 500 mil, fonte zero, (recursos próprios do Município).