- Destaque - Destaque Principal Três Lagoas

Treinamento Regional do CAR/MS ocorreu no Sindicato Rural de Três Lagoas

Com o objetivo de esclarecer os técnicos especializados da área ambiental e presidentes dos Sindicatos Rurais, sobre as dúvidas em relação à inscrição no CAR-MS-Cadastro Ambiental Rural, a Famasul, em parceria com a  Imasul, realizou hoje, 23 de fevereiro, no Sindicato Rural de Três Lagoas, o Programa Radar Ambiental.

“É gratificante ser sede de um programa tão importante, uma vez que a missão do Sindicato é levar informação e atender a demanda técnica do produtor rural”, reforça o presidente do Sindicato Rural, Marco Garcia.

Segundo o Ministério da Agricultura, o CAR é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental.

Sendo assim, Mato Grosso do Sul optou por desenvolver sua própria plataforma, já que apresenta peculiaridades em relação a outros Estados, como por exemplo, o Pantanal.

Para o técnico da Imasul, Mario Marcio Vieira, o produtor rural tem que ter consciência de que a responsabilidade das informações cadastradas é dele. “Os produtores têm a visão de que o Imasul só vai até a propriedade para multar, mas queremos quebrar esse paradigma, já que nosso intuito é de quanto mais propriedades regulares, melhor para o Estado”.

O prazo para o término do cadastramento das propriedades é no dia 05 de maio. O encontro já percorreu os municípios de São Gabriel do Oeste, Corumbá, Ponta Porã e Dourados.

“Nossa orientação é que o produtor rural não deixe para realizar o preenchimento do CAR/MS muito próximo ao prazo final, pois quem não fizer a regularização até a data limite poderá ficar impedido de obter licenciamento ambiental e financiamentos”, destaca a consultora do Sistema Famasul, Daniele Coelho.

O  sistema já está disponível para inscrições no site do Imasul (http://www.imasul.ms.gov.br/).

Rafael Furlan