Economia

Tarifa de energia sobe em média 37,78% na região

Tarifa de energia sobe em média 37,78% na região
Mais de 87 mil consumidores de 22 municípios da região de Araçatuba atendidos pela Elektro – concessionária que atua na região de Andradina – terão aumento médio de 37,78% na conta de energia elétrica a partir deste mês. O reajuste anual tarifário foi autorizado pela Aneel (Agência Nacional  de Energia Elétrica) esta semana. A justificativa foi a inclusão de gastos com a compra de energia, que no período de um ano foi mais cara pela falta de chuvas. A concessionária atende consumidores – residenciais, comerciais e indústrias – na região.

Para os consumidores residenciais e comerciais, o reajuste será de 35,77%. Para os clientes que utilizam a alta-tensão, como indústrias, o aumento é de 40,79%. Os novos valores serão aplicados a partir do próximo dia 27 e devem influenciar no valor das contas a vencer em outubro. “Com a estiagem histórica que estamos vivendo, a energia consumida por nossos clientes teve que ser proveniente de usinas termelétricas, que têm preços maiores e provocou o aumento nas tarifas de energia”, justificou a Elektro, por meio de nota, envida à Folha da Região.

Na região, o município com o maior número de clientes da Elektro é Andradina, onde se concentram 23,12% dos consumidores, ou seja, 20.444. Na sequência aparece Ilha Solteira, com 9.594 consumidores, seguido por Pereira Barreto, com 8.829 unidades. A Elektro também é responsável pelo abastecimento elétrico dos municípios de Lavínia, Mirandópolis, Guaraçaí, Nova Independência, Murutinga do Sul, Castilho, Itapura, Sud Mennucci, Suzanapólis, Buritama, Lourdes, Turiúba, Nova Luzitânia, Gastão Vidigal, Nova Castilho, General Salgado, São João de Iracema, Guzolândia e Auriflama.