Geral

Segundo dia do teste de redução de vazão fecha com baixa

A vazão a jusante da Usina Hidrelétrica Engenheiro Sergio Motta (Porto Primavera) chegou a 3.200 m³/s no sábado (27), às 17 horas, no fim do segundo dia de testes realizado pela CESP – Companhia Energética de São Paulo. Às 8 horas, no início do teste, a vazão defluente estava em 3.600 m³/s. O nível a jusante (abaixo da usina) nesse horário era de 236,24 m. Às 17 horas, no encerramento do monitoramento, a vazão estava em 3.200 m³/s e o nível a jusante, 236,09.

Em relação ao início dos testes, na sexta-feira (26), a vazão foi reduzida de 4.300 m³/s para os 3.200m³/s registrados sábado e o nível a jusante baixou de 236,54 m do dia 26 para 236,09 m, aferido no fechamento do segundo dia do teste.

MONITORAMENTO

As equipes técnicas da CESP monitoraram o trecho de 28 km a partir da usina até a confluência com o rio Paranapanema durante todo o dia. Com base nessa avaliação, que não constatou impactos aos usos múltiplos ou ao meio ambiente, a coordenação definiu pelo prosseguimento do teste durante o dia de ontem (28). A água economizada com a redução das vazões deverá ficar armazenada nos reservatórios a montante, atenuando a redução de seus níveis.

A CESP está realizando os testes por solicitação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que objetiva minimizar o desestoque de armazenamento nos reservatórios, proporcionando segurança para o atendimento eletroenergético do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Os testes foram autorizados pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

TERCEIRO DIA

Durante todo o dia de domingo (28)) as equipes fizeram o monitoramento dos efeitos da redução de vazão. Caso seja constatado algum impacto aos usos múltiplos ou ao meio ambiente, as equipes poderão suspender as atividades e reverter a vazão ao patamar anterior.

A realização dos testes está sendo divulgada para os órgãos de imprensa da região. A população poderá obter informações também pelo serviço de atendimento 24 horas da CESP, que atende pelo telefone 0800-647 9001. As informações, que são de utilidade pública, ficarão disponíveis também no site da CESP.

viaSegundo dia do teste de redução de vazão fecha com baixa – Perfil News – Notícias de Três Lagoas e região.

Segundo dia do teste de redução de vazão fecha com baixa