Região

Saúde de Brasilândia imuniza crianças de até 2 anos incompletos contra Hepatite A

 Saúde de Brasilândia imuniza crianças de até 2 anos incompletos contra Hepatite A

A Secretaria Municipal de Saúde informa que já começou a realizar a vacinação contra a Hepatite A destinada para crianças que estão entre 1 ano a 1 ano 11 meses e 29 dias, entretanto, o Ministério da Saúde ainda não enviou doses suficientes e por isso a prioridade é que a vacinação seja para aquelas que fazem aniversário neste mês.

No próximo mês, será a vez das crianças que nasceram em outubro e assim subseqüente. A dose é única e a proteção é permanente. Os pais devem procurar a unidade mais próxima de sua casa para levar as crianças para tomarem a vacina.

A vacina contra Hepatite A entrou, neste ano, no Calendário Infantil, por conta da incidência da doença no Brasil. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos ocorrem 130 novos casos a cada 100 mil habitantes.

A doença pode ser assintomática, porém, pode evoluir para quadros graves como insuficiência hepática. Os sintomas principais são: febre, náuseas, vômito, icterícia (quando a coloração da pele fica amarelada), urina escurecida e fezes esbranquiçadas.

A principal forma de contágio da doença é pelo contato com o vírus, presente em grande quantidade nas fezes das pessoas contaminadas. A transmissão é feita por alimentos mal preparados e água contaminada. A disseminação da doença está relacionada com infraestrutura de saneamento básico e a aspectos ligados às condições de higiene.

VACINA H1N1

Outro pedido é para que os pais ou responsáveis levem a criança para tomarem a 2ª dose da vacina contra a H1N1. Sem a segunda dose, a criança não vai estar imune à gripe. A Saúde pede a colaboração de todos, pois o município ainda não atingiu a meta.

viaJORNAL DIA DIA – Saúde de Brasilândia imuniza crianças de até 2 anos incompletos contra Hepatite A.