- Destaque - Destaque Principal Geral

Reinado apresenta mascote da Caravana da Saúde e destaca principais pontos do programa

O mascote oficial da Caravana da Saúde, “Dr. Saúde” foi apresentado oficialmente na manhã desta quarta-feira (25) pelo governador do estado, Reinaldo Azambuja. A caravana será inaugurada neste final de semana, domingo (29), na cidade de Coxim.

Durante a apresentação, o governador divulgou números relativos à fila de espera por cirurgias em Mato Grosso do Sul, que segundo ele, é de mais de 18.800 pessoas, e explicou que o mascote simboliza a intenção do governo em zerar esse número. “O Dr. Saúde simboliza realmente o trabalho da Caravana da Saúde e tem o objetivo, de no ano de 2015, zerar aquela fila que envergonha a todos nós aqui no MS”, explica.

Reinaldo também destacou que os atendimentos não devem se limitar a passagem da caravana pela cidade, uma que vez que cada microrregião será capacitada para atender a sua demanda. “Essa reestruturação da saúde é feita fixando nos polos regionais a continuidade do atendimento. Em Coxim fica um aparelho de tomografia computadorizada, um Raio-X digital, um aparelho de mamografia, e se o ministério da saúde autorizar, nós vamos trabalhar para implantar a hemodiálise”, destaca Reinaldo.

Sobre a privatização de alguns serviços prestados na Caravana, como os oftalmológicos, o governador explicou que o governo do estado está buscando contratar os serviços mais qualificados e com menor preço, além de priorizar agilidade na realização do mesmo. “Se nós fizermos no ritmo dos governos anteriores, só para se ter um exemplo, no ano passado foram realizados mil e seiscentos procedimentos de cataratas no MS, nós temos uma fila de 14 mil pessoas esperando. Se fosse nesse ritmo, nós íamos levar nove anos só para fazer o que já está na fila, por isso nossa urgência, porque nós queremos zerar essa fila ainda em 2015”, ressalta.

Azambuja destaca que todos os serviços contratados estão sendo pagos conforme a Tabela SUS estão integrados a rede do Sistema Único de Saúde. Reinaldo também reforça que todos os profissionais que tiverem interesse em participar da Caravana, podem fazer o cadastro, assim como fez o Instituto da Visão, até o momento, único responsável pelas cirurgias oftalmológicas do programa.

Estão envolvidos no projeto, 170 profissionais de saúde e 14 veículos equipados para a realização de exames, cirurgias, consultas e palestras. Conheça abaixo serviços que serão oferecidos durante a Caravana.

Caravana na sua região:

A Caravana deve passar, ainda em 2015, pelos municípios de Coxim, Ponta Porã, Paranaíba, Nova Andradina, Aquidauana, Campo Grande, Três Lagoas, Dourados, Corumbá, Naviraí e Jardim.

Quem tiver o interesse de ser atendido pela Caravana e ainda não está cadastrado, pode fazer a pré-inscrição nos postos de saúde e pelo site: www.caravanadasaude.ms.gov.br.

Depois da apresentação, o “Dr. Saúde” foi visitar o Centro de Educação Infantil (CEI) Zedu e a Secretaria de Estado Administração de Mato Grosso do Sul (SAD/MS)
Foto: Kemila Pellin/Capital News

 

Fonte: Kemila Pellin – Capital News