- Destaque - Destaque Principal Três Lagoas

Programa seleciona jovens de Três Lagoas para tratamento odontológico gratuito

No próximo 28 de abril, Dia Mundial do Sorriso, o programa Dentista do Bem, irá selecionar centenas de jovens de baixa renda para receber tratamento odontológico gratuito em Três Lagoas. É a quarta edição da maior Triagem Odontológica do Mundo.

O objetivo do evento é identificar adolescentes de baixa renda, que necessitam de tratamento odontológico e proporcionar-lhes qualidade de vida por meio do acesso à saúde bucal. “Um adolescente que não tem possibilidade de ir ao dentista e de cuidar da boca, será um adulto infeliz. Isto porque quem sente dor não estuda, não brinca, não consegue um bom emprego, não beija na boca e se afasta dos amigos. O acesso à saúde bucal de qualidade faz com que esses jovens sejam incluídos novamente na sociedade”, afirma o coordenador regional voluntário da TdB, Dr Ramez Hassan Mahmoud.

O evento acontecerá simultaneamente em mais de 300 munícipios do Brasil, outros 10 países da América Latina e Portugal. Em Três Lagoas, a triagem será aberta à população na Escola Estadual Padre João Thomes localizada na rua “Ayrton Senna Da Silva”, das 14h às 16h.

A SELEÇÃO

Para participar o jovem deve ter entre 11 e 17 anos, estar acompanhado de um responsável e portar RG, comprovante de residência e de matrícula em escola pública.

A seleção é feita por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia as crianças e os adolescentes mais pobres, com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego.

A TRIAGEM

O processo é simples, rápido e não invasivo: o dentista faz um exame visual da condição bucal de cada jovem e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica

da família.

O TRATAMENTO

Os dentistas voluntários atendem, em seus próprios consultórios. O tratamento é totalmente gratuito e completo, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia,próteses e implantes, por exemplo.

Ilustração (Foto: Reprodução)

Da redação

Hoje Mais