- Destaque - Destaque Principal Três Lagoas

Programa DST/Aids de Três Lagoas realiza exames laboratoriais na AEM

Foram coletadas 250 amostras de sangue de universitários e funcionários da instituição

Com intuito de informar ao público jovem a importância da prevenção e cuidados com o corpo, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa DST/AIDS que presta o serviço de Centro de Testagem Aconselhamento (CTA, realizou no final da primeira quinzena deste mês exames laboratoriais nas Faculdades Integradas de Três Lagoas (AEMS). A ação contou com a parceria da instituição, além dos acadêmicos de Biomedicina e Enfermagem.

De acordo com a psicóloga do CTA, Susie Donero, os acadêmicos dos respectivos cursos coletaram o sangue de 250 acadêmicos e funcionários, para a realização dos seguintes tipos de exames: HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C. Com isso, foram dois mil exames de sangue no total.

A segunda etapa ocorre em novembro, com a entrega do exame de sangue. “Neste caso, teremos a participação das estagiárias de psicologia para informar os resultados. Aproveitaremos também para a realização de vacinas contra a hepatite”, disse.

EXAMES

De acordo com o Programa DST/AIDS, de janeiro a julho de 2015 foram realizados 650 exames de Hepatites. Foram detectados 10 casos de Hepatite C e nenhum de Hepatite B.

No ano passado, foram realizados 1400 exames de Hepatites, sendo identificados 24 casos de Hepatite C e 6 de Hepatite B. Esse baixo índice de detecção de hepatite B justifica-se pela existência da vacina.

SERVIÇO

No CTA, além da distribuição de preservativos e palestras à população, é oferecido o serviço de teste rápido ou exames para detectar o vírus do HIV, Sífilis ou hepatite B e C. Os testes são de livre demanda, ou seja, não há necessidade de encaminhamento médico para a realização dos testes citados.

No caso do teste de HIV, a população interessada pode fazer o teste rápido, que fica pronto em menos de 15 minutos. “Dependendo do caso e da necessidade realizamos também o exame, que geralmente é feito em gestantes, acidente de trabalho ou abuso sexual”, explicou a psicóloga Susie Donero.

Para quem deseja realizar alguns dos exames, poderá procurar o prédio do programa DST/Aids que está localizado na rua Bom Jesus da Lapa, 1078, no bairro Vila Nova., das 7h às 17h, sendo no período da manhã destinado para o atendimento médico e exames para a população e no período da tarde atendimento de urgências e ações de prevenção e orientação.

Para mais informações, os interessados poderão entrar em contato pelo telefone (67) 3929-9893.

É válido lembrar que o teste rápido e o exame também são oferecidos nas unidades de saúde de cada região do Município.

Fonte: Asc/PTL’s