Tags:
Três Lagoas

Procon/TL divulga lista de preços de material escolar em Três Lagoas

Procon/TL divulga lista de preços de material escolar em Três LagoasProcon/TL divulga lista de preços de material escolar em Três Lagoas
Procon divulga dicas para Volta às Aulas,Rádio Caçula,Lilian Campos,Márcia Moura prefeita em Tres Lagoas,Procon divulga lista de preços de material escolar em Tres Lagoas…

08/01/2014 – Atualizado em 08/01/2014

Pesquisa foi realizada e identificou itens com diferença de preços significativa

Por: Redação com informações do Procon

 

 

Procon/TL divulga lista de preços de material escolar em Três Lagoas Procon divulga dicas para Volta às Aulas.Foto:Divulgação

Faltam poucos dias para o início do ano letivo e já se percebe a movimentação de pais e alunos em papelarias, livrarias e demais estabelecimentos para aquisição do material escolar.

Diante disso, o Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Três Lagoas (Procon/TL) preparou algumas dicas para orientar e facilitar a vida dos consumidores neste período que antecede o início das aulas. Uma pesquisa divulgada pelo Procon em 06 Livrarias e Papelarias, que segue anexo, revela a variação de preços de diversas opções produtos e alerta cuidados na hora da compra.

Lilian Campos, Diretora do Procon, orienta que o material escolar é uma das despesas mais pesadas no início do ano, por isso a pesquisa de preços é muito importante. O consumidor deve procurar as melhores ofertas e lembrar que nem sempre o material mais caro é o melhor.

As escolas têm obrigação de fornecer a lista de materiais aos alunos, e com isso, os pais podem pesquisar preços e escolher o fornecedor de sua preferência. A exigência de marcas de produtos e que a aquisição dos produtos seja feita em determinados estabelecimentos comerciais é uma prática abusiva.

 

Procon/TL divulga lista de preços de material escolar em Três Lagoas Foto:Divulgação

Procon/TL divulga lista de preços de material escolar em Três Lagoas

Na lista de materiais não devem estar incluídos produtos de uso genérico e coletivo dos estudantes ou da instituição de ensino, pois o custo desses produtos deve ser considerado nos cálculos do valor das anuidades. Tudo conforme previsão da Lei 12.886 de 26 de novembro de 2013.

A legislação mencionada estabelece que seja nula a cláusula contratual que obrigue o contratante ao pagamento adicional ou ao fornecimento de qualquer material escolar de uso coletivo da instituição ou dos estudantes. Quanto ao uniforme escolar o principal problema diz respeito ao valor cobrado pelas peças e os locais de venda.

O consumidor deve ser informado previamente à contratação, da obrigatoriedade de utilização do uniforme escolar, bem como de seu valor médio. É importante que a informação conste no contrato de prestação de serviços escolares. Não há restrições legais quanto à comercialização de uniforme na própria instituição de ensino, porém é pacífico o entendimento de que os preços cobrados não podem ser superiores à média praticada no mercado. Nesse caso, recomenda-se que o consumidor, associado a outros pais ou responsáveis, entrem em contato com a instituição de ensino e verifiquem as possibilidades de confecção do uniforme por um menor preço.

O Procon está atento e de prontidão para eventuais problemas com os produtos adquiridos com sede na Av. Capitão Olinto Mancini, 2462, Edifício do ERPE, Jardim Primaveril – telefones: 151, 67 39291819, 67 39291820, 67 39291140.

FG_AUTHORS:

Ler na Fonte http://www.radiocacula.com.br/noticias/procon/procon-tl-divulga-lista-de-precos-de-material-escolar-em-tres-lagoas