- Destaque - Destaque Principal Três Lagoas

Presidente do Sindicato participa de evento preventivo no dia mundial de combate ao câncer

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Três Lagoas, Jenir Neves, participou hoje, 08 de abril, do evento preventivo ao dia mundial do câncer, realizado em parceria com o Hospital Auxiliadora, Rede Feminina, SEST Senat e Instituto do Câncer. Na ocasião, Jenir reforçou a importância dos trabalhadores rurais buscarem a prevenção.

“Como representante dos trabalhadores rurais, tenho que dizer para todos da importância de cuidar da saúde. Temos que buscar realizar exames, pois o câncer está aumentando. Nos assentamentos, encontramos algumas dificuldades de locomoção, porém, ir buscar atendimento médico é fundamental. O que está ocorrendo aqui na praça hoje é fantástico, pois faz com que muitas pessoas tirem algumas dúvidas”, reforça.

Durante o evento teve aferição de pressão arterial, IMC – Índice de Massa Corpórea, atividades físicas, orientações, entre outras ações.

Data

Dia 8 de abril foi à data escolhida para conscientizar a população mundial sobre os cuidados e prevenções que devem ser realizados, ação está que deve ocorrer o ano todo.

Nas últimas décadas, o câncer ganhou uma dimensão maior, convertendo-se em um evidente problema de saúde pública mundial. A OMS – Organização Mundial de Saúde – estimou que, no ano de 2030, podem-se esperar 27 milhões de casos incidentes de câncer, 17 milhões de mortes por câncer e 75 milhões de pessoas vivas, anualmente, com câncer.

Especialistas creem que alguns fatores de risco são os causadores de alguns tipos de tumores malignos, sendo o principal fator o tabagismo, seguido de consumo de bebidas alcoólicas e de gorduras de origem animal, dieta pobre em fibras, vida sedentária e obesidade.

 

Rafael Furlan