Esporte

‘Preocupado com a saúde’, jogador da NFL se aposenta aos 24 anos

Um dos melhores calouros da última temporada da NFL, o linebacker Chris Borland do San Francisco 49ers anunciou sua aposentadoria aos 24 anos. Durante seu anúncio, feito nesta segunda-feira à ESPN americana, o jogador alegou preocupações com sua saúde e os efeitos a longo prazo das repetidas pancadas na cabeça.

Borland disse que notificou os 49ers na última sexta-feira. Ele havia conseguido 108 tackles, um sack e duas interceptações nos 14 jogos que disputou. O linebacker afirmou que tomou a decisão após conversar com sua família, amigos, pesquisadores de lesões na cabeça, ex-companheiros de time, e também após estudar a relação entre o futebol americano e doenças neurodegenerativas.

“Eu só quero fazer o que é melhor para a minha saúde. Pelo o que eu pesquisei e o que já vivi, não acho que o risco valha a pena”, declarou o, agora ex-jogador, em seu comunicado.

O atleta, que é formado em história, disse que planeja retornar aos estudos e mira uma carreira de gestão esportiva. Borland ainda tinha quatro anos de contrato num valor aproximado de 3 milhões de dólares (em torno de R$ 9,7 milhões).

Na última semana outros três jogadores com 30 anos ou menos anunciaram suas aposentadorias da NFL. Além de Chris Borland, deixaram a liga O linebacker Jason Worilds (27) do Pittsburgh Steelers, o quarterback  do Tennessee Titans Jake Locker (26), e o linebacker Patrick Willis (30), companheiro de Borland nos 49ers.

As lesões na cabeça e seus efeitos no futuro tem se tornado uma preocupação cada vez maior na NFL. No início do mês, o punter Steve Weatherford, do New York Giants, e Sidney Rice, ex-wide receiver e campeão do Super Bowl pelo Seattle Seahawks, anunciaram que doarão seus cérebros, depois de mortos, para pesquisas médicas. Rice se aposentou aos 27 anos também alegando preocupações com a saúde.

 

via’Preocupado com a saúde’, jogador da NFL se aposenta aos 24 anos – Correio do Estado.

'Preocupado com a saúde', jogador da NFL se aposenta aos 24 anos