Tags:
Três Lagoas

Prefeita define detalhes para implantação de projeto esportivo em Três Lagoas

10/01/2014 – Atualizado em 10/01/2014

Três Lagoas será um polo de referência para os municípios da região, inclusive na formação de profissionais que levarão novas técnicas e conhecimentos para formação de jovens de suas cidades

A prefeita Marcia Moura (PMDB) recebeu na manhã desta sexta-feira (10), a visita do diretor de projetos do Instituto

10/01/2014 – Atualizado em 10/01/2014

Três Lagoas será um polo de referência para os municípios da região, inclusive na formação de profissionais que levarão novas técnicas e conhecimentos para formação de jovens de suas cidades

A prefeita Marcia Moura (PMDB) recebeu na manhã desta sexta-feira (10), a visita do diretor de projetos do Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (IIDAC), Gilbert Scharnik, para tratar de detalhes referentes à implantação de um projeto social e esportivo no município, em parceria com o Instituto Esporte Educação- IEE, IIDAC, Petrobras e Prefeitura de Três Lagoas.

Segundo Gilbert, o IIDAC fará a gestão da área técnica do projeto e a reunião desta sexta-feira teve como objetivo acompanhar as ações já desenvolvidas pela Prefeitura para sua implantação, traçar um planejamento e conhecer os espaços que o município oferece para execução de atividades.

“Já existem cinco centros no País e Três Lagoas receberá o sexto com a finalidade de promover o esporte como direito, mecanismo de formação e capacitação de lideranças”, explicou Gilbert, acrescentando a importância do Esporte como “um viés para política de prevenção às drogas e segurança através de uma rotina saudável para crianças e adolescentes que serão os adultos do futuro”.

De acordo com o planejamento para implantação do projeto, a previsão para o início das atividades em Três Lagoas é em meados do mês de março, onde será feita a seleção dos alunos e capacitação dos professores. Serão oferecidas aproximadamente 700 vagas para crianças e adolescentes e a formação de cerca de 150 profissionais.

Também presente na reunião, o secretário de Esportes, Juventude e Lazer, Paulo da Paz, destacou que em outubro de 2013 o município recebeu a visita de Ana Moser, ex-jogadora de voleibol e presidente do IEE, para conhecer Três Lagoas e apresentar o projeto.

Segundo a prefeita, as atividades serão realizadas em dois locais, além de aproveitar os espaços que o município naturalmente já oferece, como o Balneário Municipal.

“Iremos investir e trazer inovações para o Ginásio Municipal ‘Professora Cacilda Acre Rocha’ que passará por uma reforma antes de receber as aulas do Projeto. Enquanto isso, as atividades serão desenvolvidas no Poliesportivo de Três Lagoas ‘Professor Eduardo Antônio Milanez’, na Lagoa Maior”, explicou.

Três Lagoas será um polo de referência para os municípios da região, inclusive na formação de profissionais que levarão novas técnicas e conhecimentos para formação de jovens de suas cidades. Algumas modalidades estão previstas, como Voleibol, Futebol, Basquetebol, Handebol, Tênis, Remo, Judô e Esgrima.

IEE

O Instituto Esporte e Educação (I.E.E.) tem a missão de contribuir para formação do cidadão crítico e participativo, por meio da educação física e esporte, favorecendo o desenvolvimento de comunidades de baixa renda.

O Instituto Esporte e Educação foi criado em março de 2001 e desde o início se caracterizou por atuar em duas frentes:

  • atendimento direto a crianças e adolescentes em atividades esportivas e socioeducativas;

  • formação de professores e estagiários e desenvolvimento de uma metodologia de esporte educacional.

CRIANÇA PARTICIPANDO DE ATIVIDADE

Com este foco, o IEE implantou e coordena uma série de Núcleos em parceria com diversas entidades – escolas, empresas, associações comunitárias, Prefeituras, Sesi e Sesc, inseridos em regiões e comunidades que apresentam baixo nível socioeconômico e alto índice de vulnerabilidade e falta de estrutura.

O funcionamento desses Núcleos se baseia, primeiramente, na Formação Continuada em Serviço de professores e estagiários, aplicando os conceitos do esporte educacional na prática do atendimento diário das crianças, adolescentes e comunidades.

As parcerias locais representam outro pilar importante para que os Núcleos atinjam a sua função social. No caso das prefeituras, as parcerias com as redes de ensino reforçam o papel das escolas perante a sociedade.

Todas essas ações convergem para a estruturação de conceitos e práticas metodológicas que fundamentam um esporte que é para todos, base para Políticas Públicas que visam garantir os direitos constitucionais à educação, ao esporte e ao lazer.

SOBRE O IIDAC

Sua missão é promover a democracia e a participação, além de fomentar a cooperação para o desenvolvimento.

Em cooperação com governos, iniciativa privada, sociedade civil e comunidades, o IIDAC conecta pessoas e organizações a conhecimentos, experiências e recursos, trabalhando conjuntamente para fortalecer capacidades locais e proporcionar acesso a recursos humanos e técnicos, à cooperação nacional e internacional e à sua ampla rede de parceiros. Reunindo esforços na busca de soluções para problemas sociais e desafios para o desenvolvimento o IIDAC atua no fomento tecnológico, na difusão e na aplicação, em escala, de programas sociais, visando sua transformação em políticas públicas em prol do desenvolvimento humano sustentado.

Authors:

Ler na Fonte http://www.radiocacula.com.br/noticias/politica/prefeita-define-detalhes-para-implantacao-de-projeto-esportivo-em-tres-lagoas