As péssimas condições das ruas da cidade, sejam as pavimentadas ou as de terra, foi um dos temas mais discutidos na sessão da Câmara Municipal de Três Lagoas, na última terça-feira (22). Os vereadores cobraram que a prefeitura ponha em prática um plano emergencial para fazer os reparos nas vias asfaltadas, assim como serviços de patrolamento, cascalhamento e roçada nas localidades ainda não asfaltadas. Para os vereadores, as condições precárias de inúmeros trechos são verdadeiras armadilhas que colocam a população em risco iminente de acidentes e prejuízos materiais.
Os vereadores ainda criticaram a falta de investimentos e de contratação das equipes de serviços de manutenção, a falta de compra de materiais necessários para o tapa-buraco e a existência de apenas uma máquina para melhorias nas ruas de terra. Além das falas na tribuna, a questão foi abordada nas indicações apresentadas na sessão. A maioria dos vereadores fez reivindicações no setor.
“Nós estamos de mãos atadas, não estamos conseguindo respaldo do Poder Executivo, que não dá a mínima às nossas indicações”, desabafou o vereador Klebinho sobre as reivindicações que os vereadores apresentam, semanalmente para a prefeitura, visando a recomposição da qualidade viária.
O vereador Gil do Jupiá sugeriu que a prefeitura faça um mutirão para tapa-buraco, urgente. Porém, ele disse que a prefeita tem que autorizar a secretária de Infraestrutura a contratar equipes e a comprar equipamentos e massa asfáltica para o serviço. Ele também reclamou da falta de manutenção das ruas de terra, contando que um empresário o procurou, na terça-feira, para solicitar melhorias na rua Renato Gomes, na qual está instalada a sua empresa, que não tem condições de acesso. “A cidade destruída, toda esburacada e tem somente uma máquina de patrolamento para todo o serviço”, falou indignado. Ele ainda criticou a prefeitura por ter multado um munícipe que jogou um caminhão de brita em sua rua, para melhorar o acesso, já que a prefeitura não o fez. Para ele, a cidade tem arrecadação suficiente para melhorar as ruas.
Em sua fala, na tribuna da Câmara, o vereador Apóstolo Ivanildo considerou que a situação das ruas esburacadas é uma verdadeira armadilha para a população, oferecendo riscos de todos os graus. Para ele, é difícil até citar o nome de uma rua em que a manutenção esteja em dia.
Jorge Martinho foi outro que criticou, duramente, a falta de manutenção das ruas da cidade, as quais estão com enormes buracos o que, para ele, já gera uma situação de risco para a população. Ele citou diversas localidades que estão com o pavimento completamente deteriorado, em todos os bairros da cidade, lembrando que o tempo estiou e que é a hora certa para as providências urgentes. Nestes casos, o vereador Klebinho lembrou que, em algumas ruas, a situação se agravou tanto que não será suficiente o tapa-buracos, mas será necessário recapeamento, um processo muito mais caro.
O vereador Apóstolo Ivanildo disse que, diante desta situação, a base da prefeita está precisando mudar de atitude e ir à prática para mudar a situação.
O presidente da Câmara, vereador Jorginho do Gás, sugeriu que toda a base da prefeita marque uma reunião com ela, na próxima semana, para fazer cobranças mais específicas sobre as reivindicações não atendidas e também sobre a programação de serviços da prefeitura, sobretudo na questão da recuperação das ruas asfaltadas e de terra.
Incentivo ao esporte
Começou a tramitar, na Câmara, projeto de lei de autoria do vereador Professor Nuna Viana que institui a realização de campanhas públicas para divulgar, às empresas e pessoas físicas, as formas de promoverem incentivos ao esporte, por meio da lei federal nº 11.438/2006, através do Ministério do Esporte e Conselho Nacional do Esporte.
A intenção do vereador Nuna é estimular os investimentos nos projetos esportivos cadastrados no Ministério, por meio de isenções no Imposto de Renda, conforme determina a lei federal.
O projeto de lei foi encaminhado para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final e deverá voltar ao plenário nas próximas sessões.
