Geral

Papanicolau: Ministério habilita 10 laboratórios a realizar exame

Papanicolau: Ministério habilita 10 laboratórios a realizar exame

O Ministério da Saúde autorizou, esta semana, a habilitação de 10 laboratórios de Mato Grosso do Sul a realizarem, pelo SUS (Sistema Único deSaúde) exames de papanicolau, que detecta o câncer de colo de útero, também conhecido como citopatológicos.

Além de Campo Grande, Três Lagoas e Naviraí foram alcançadas com a medida, publicada no Diário Oficial da União na última segunda-feira (15). Outros 586 laboratórios em 20 Estados do Brasil ganharam habilitação pelo programa QualiCito (Qualificação Nacional em Citopatologia), em um investimento de R$ 19 milhões, apenas em 2014.

Para receber a habilitação, os laboratórios serão obrigados a seguir nove indicadores de qualidade, dentre eles, o tempo médio de liberação dos exames, que não deve ultrapassar 30 dias a partir da entrada do material. Eles também receberão aumento no valor dos incentivos de custeio dos exames. São 10% de incremento no valor dos testes realizados na faixa etária prioritária, 5% nos testes fora da faixa etária prioritária e 30% na reavaliação das lâminas.

viaPapanicolau: Ministério habilita 10 laboratórios a realizar exame.