Três Lagoas

Outubro Rosa promove Festival Aéreo no final de semana

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e inserida na contratualização  de Gestão Compartilhada do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, convida a população a participar do Festival Aéreo, no Haras Jaozinho, acesso pela BR-158, rodovia que liga Três Lagoas a Selvíria.

O evento, alusivo à mobilização e conscientização do Outubro Rosa, será neste final de semana, ou seja, na sexta-feira (24), sábado (25) e domingo (26), com variada programação de shows, apresentações e acrobacias aéreas e paraquedismo, a partir das 6h.

Uma das atrações já anunciadas é a da única piloto de paramotor do Brasil, Sayuri Baez, de Três Lagoas. Ela irá sobrevoar a Cidade, usando a camiseta do Outubro Rosa, como mensagem de prevenção contra o câncer de mama.

Os eventos já promovidos junto à população, desde o início do mês. tiveram a participação e organização conjunta da Prefeitura de Três Lagoas, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Hospital Nossa Senhora Auxiliadora e do Instituto do Câncer de Três Lagoas, com o apoio da iniciativa privada, através de várias empresas.

OUTUBRO ROSA

O movimento internacional, popularmente conhecido como “Outubro Rosa”, alusivo ao laço rosa, simboliza a luta e prevenção contra o câncer de mama, estimulando a população, entidades e instituições públicas e privadas a participarem dessa campanha.

O movimento começou nos Estados Unidos, onde eram realizadas ações isoladas, mutirões de exames de mamografia e campanhas preventivas do câncer de mama em vários Estados, no mês de outubro.

Diante dos resultados e sucesso desse movimento, o Congresso dos Estados Unidos decidiu oficializar o mês de outubro como o “mês nacional de luta e prevenção do câncer de mama”.

O “Outubro Rosa” passou a ter essa denominação, destaque e adesão internacional a partir de 1990, quando todos os participantes da primeira “Corrida pela Cura” usaram um laço cor-de-rosa, que passou a ser o símbolo da mobilização da campanha.

Além dos eventos, promovidos neste mês, a prefeita Marcia Moura (PMDB), exemplo de luta contra o câncer de mama, também autorizou a iniciativa de iluminar com a cor rosa a imagem do Cristo Redentor , a exemplo do que é feito em prédios públicos e monumentos de todo o Brasil, neste mês deoutubro.

Todas as ações do “Outubro Rosa” são direcionadas à prevenção do câncer de mama, conscientizando a população feminina da necessidade da prevenção, principalmente pelo diagnóstico precoce.

viaOutubro Rosa promove Festival Aéreo no final de semana.

Outubro Rosa promove Festival Aéreo no final de semana