Uma mulher de 68 anos morreu no sábado (9) sob suspeita de Influenza A (H1N1). O caso ocorreu em Cassilândia. Até agora, quatro pessoas morreram vítimas da doença em Mato Grosso do Sul este ano, o último caso ocorreu na quinta-feira (7).
Aurora Ferreira Gonçalves foi socorrida, mas chegou morta à Santa Casa da cidade. O médico solicitou que o corpo fosse encaminhado ao município de Paranaíba para passar por exame minucioso, a fim de descobrir a causa da morte.
O hospital chamou a polícia e o caso foi registrado da delegacia de Cassilândia como morte a esclarecer. O médico resolveu pedir mais exames, porque não foi possível detectar o motivo da morte, que a princípio seria infarto, o que logo foi descartado.
Em uma semana, as notificações de H1N1 aumentaram 31% e passaram de 73 para 106, em Mato Grosso do Sul.
A última morte pela doença ocorreu na Santa Casa de Campo Grande, na quinta-feira (7) e foi o segundo caso na Capital. A mulher de 56 anos estava internada para tratar hanseníase, diabetes e hipertensão. Como a divulgação do boletim estadual ocorreu no mesmo dia, o caso ainda não entrou na estatística, mas foi confirmado pela Sesau (Secretaria Municipal deSaúde). Os outros pacientes morreram nas cidades de Corumbá e São Gabriel do Oeste.