- Destaque Geral

MS já tem 13,7 mil notificações de dengue, 9 mil a mais do que em 2014

São duas mortes confirmadas pela doença e três estão em investigação.
No mesmo período de 2014 eram 4 mil casos.

Desde o início do ano já foram 13.700 casos de dengue notificados em Mato Grosso do Sul, com duas mortes confirmadas e três sob suspeita. Nesse mesmo período de 2014 foram 4 mil casos, 9 mil a menos do que em 2015.No mês de março foram registrados pelo menos 20 pacientes com casos graves de dengue. A maioria é do interior do estado.

No Hospital Universitário (HU), em Campo Grande, já foram confirmados 37 casos graves desde o início do ano. Na semana passada foram sete suspeitos, sendo que cinco são de pessoas que moram no interior do estado.

Em 2014, 375 pacientes foram hospitalizados com dengue no HU. Apenas nove tiveram a forma mais grave da doença.

Nessa mesma época de 2014, eram cinco municípios com alta incidência de dengue em Mato Grosso do Sul.  Em 2015 o número subiu para 36. Selvíria, Itaquiraí, Sete-quedas, Douradina, Amambai, Sonora, São Gabriel, Chapadão do Sul e Iguatemi são os mais atingidos.

Em Iguatemi a situação é preocupante, sendo que a cada 12 moradores um apresenta sintomas da doença.

A Secretaria Estadual de Saúde afirma que intensificou visitas nas cidades que estão em alerta para capacitar servidores nas unidades de saúde e agilizar a confirmação de casos graves. Segundo a coordenadora da Atenção Básica de Saúde do estado, Karine Cavalcante da Costa, os servidores estão sendo orientados para que haja qualidade e agilidade na assistência.

Do G1 MS, com informações da TV Morena