Região

MEC autoriza curso de medicina em Araçatuba

MEC autoriza curso de medicina em AraçatubaO vice Carlos Hernandes e prefeitos da região recepcionam Cido

A praticamente um mês das eleições, o MEC (Ministério da Educação) autorizou ontem a instalação de um curso de medicina em Araçatuba e em outros 13 municípios paulistas. No Brasil, 39 cidades com mais de 70 mil habitantes foram habilitadas para formar novos médicos.

O prefeito Cido Sério (PT), que esteve na manhã dessa quinta-feira (4) em Brasília, no Ministério da Saúde, para receber o anúncio da escolha de Araçatuba, desembarcou no aeroporto Dario Guarita por volta das 18h, onde foi recebido por militantes, que carregavam faixas e bandeiras com apoio a candidatos do partido.

“Fizemos uma articulação muito boa em Brasília, com ajuda dos prefeitos e de vereadores da região, que durou mais de um ano. Agora o processo de escolha da entidade que vai implantar o curso é bem rápido. Até o final do ano que vem, se ela tiver força, teremos o primeiro vestibular”, afirmou o prefeito.

Além de Araçatuba, cidades próximas da região, como Bauru e Jaú, foram contempladas. A previsão é de que cada um dos 39 municípios tenha um curso de medicina com 50 vagas cada. Conforme o MEC, são 2.000 vagas destinadas para as cidades habilitadas.

INSTITUIÇÕES

Ainda neste mês, será publicada a chamada pública para que as instituições possam apresentar suas propostas. Até dezembro deste ano, o ministério pretende divulgar quais instituições de ensino privadas atuarão em cada município selecionado.

viaJORNAL DIA DIA – MEC autoriza curso de medicina em Araçatuba

.