- Destaque - Destaque Principal Geral

Instituto alerta para chuva e vento forte até quinta-feira

Segundo o Inmet, rajadas podem chegar a 99 km/h e sul de MS pode ter queda de granizo

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta para o risco da tempestade que chegou nesta terça-feira e deve prosseguir até quinta-feira (28) em todo Estado. Com chuva que pode atingir uma intensidade de 100mm/dia, granizo, raios e ventos que vão de 61 a 99km/h, o instituto avisa que a chuva que chega é perigosa.

Devido a aproximação de áreas de instabilidade, há chances maiores de queda de granizo e vendavais sobre o sul do estado. A chuva prevista, pode ter duração até quinta-feira (28) e pode causar estragos consideráveis, com riscos de alagamentos e descargas elétricas.

Além de atingir grande parte do estado de São Paulo, a tempestade afetará áreas de Mato Grosso do Sul como o sudeste, leste, centro norte e pantanal. Em outros locais como Campo Grande, Três Lagoas, Bonito, Corumbá e Ponta Porã deverão ficar em alerta.

O INMET orienta a população a não se abrigar debaixo de árvores, nem em frágeis coberturas metálicas durante a chuva, pois há um grande risco de queda. A orientação também inclui desligar os aparelhos elétricos ou quaisquer objetos que precisam de energia elétrica. É importante revisar a resistência de sua casa, principalmente o madeiramento de apoio do telhado. Aos motoristas, o conselho é que não estacione os veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda, pois pode haver queda devido a ventania.

Para obter mais informações ligue para a Defesa Civil, no telefone 199, ou para o Corpo de Bombeiros, no 193.

Alagamento causado pela chuva no dia 8 de janeiro
(Foto: Valdenir Rezende / Correio do Estado)