- Destaque - Destaque Principal Três Lagoas

Hospital Auxiliadora realiza implantação do protocolo de admissão e alta na UTI

O Hospital Auxiliadora realizou na segunda-feira, dia 6, uma apresentação e um treinamento do protocolo de admissão e alta da Unidade de Terapia Intensiva – UTI – aos médicos e enfermeiros da instituição, com o intuito de abordar o funcionamento e o fluxo da UTI do HNSA.

Durante a reunião, foi apresentada a nova equipe da UTI, composta pela Dra. Ana Cláudia Santana Cano, pelo Dr. Luiz Fernando Baldino Lopes e pela Dra. Vanessa Alves de Lima.

“O protocolo visa definir critérios para a entrada e a saída do paciente na UTI, de acordo com equipe multidisciplinar médica, assistencial e administrativa, e o principal objetivo da nova equipe e de seus três coordenadores, em conjunto, é a gestão presencial da unidade. Com este intuito, é realizada diariamente uma visita multidisciplinar a cada paciente, seguida de uma conferência no período da tarde para saber se as metas foram atingidas, assim como uma análise mais apurada a cada fim de semana”, explicou Dra. Vanessa.

Os processos de comunicação e o trabalho de humanização estão na lista de objetivos e prioridades que os médicos desejam alcançar e reforçar no setor, além da implantação da conferência familiar.

O método tem por objetivo criar uma maior integração entre equipe e familiares: “Já iniciamos o novo método com dois pacientes, que funciona da seguinte forma: são agendadas reuniões com a família do paciente e a equipe multidisciplinar, em alguns casos para tentar diminuir os conflitos e para que a família entenda o que está acontecendo com o paciente, e em outros casos para que a família receba orientações para o momento da alta, visando a continuidade do tratamento deste paciente”, acrescenta a médica.

O Hospital Auxiliadora é hoje referência para dez municípios no estado de Mato Grosso do Sul, trabalhando com políticas de humanização e visando sempre o bom atendimento e a recuperação de seus pacientes.

Rafael Furlan