- Destaque - Destaque Principal Três Lagoas

Hospital Auxiliadora prepara ações para o Outubro Rosa

Na aérea da saúde, o mês de outubro é conhecido oficialmente como Outubro Rosa. Nascido nos Estados Unidos na década de 1990, o movimento busca estimular a participação da população no controle e prevenção do câncer de mama. Neste mês, as mulheres são estimuladas a fazer o exame de mamografia.

O câncer de mama é hoje o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo, e diversos fatores estão relacionados com o câncer de mama, como os ambientais, hormonais e genéticos. Caso seja diagnosticado e tratado precocemente, suas chances de cura aumentam de forma expressiva.

“Embora os números sejam alarmantes, é possível dizer que ocorreu uma redução, e que o maior número de mulheres que nos procuram é para a prevenção”, afirma o mastologista do Hospital Auxiliadora, Luiz Otávio Zucca.

O autoexame é uma forma de prevenção e não deve ser o único método de diagnóstico, sendo essencial a realização de mamografia, um exame radiológico para avaliação das mamas, feito com um aparelho de Raios-X chamado mamógrafo. Este aparelho pode identificar lesões benignas e cânceres, que geralmente são apresentados em nódulos ou calcificações.

Dr. Zucca informa ainda que a melhor idade para as mulheres começarem a realizar a mamografia é a partir dos 40 anos, sendo que até os 49 anos recomenda-se realizar o exame clínico anualmente.

Ações do Outubro Rosa

Durante o mês de outubro o Hospital Auxiliadora realizará diversas ações na cidade, como trabalhos de conscientização acerca da prevenção do câncer de mama em grande parte das escolas, palestra com a idealizadora da campanha “Lenço Solidário”, Rosa Mavignier, e a volta da campanha “Cabelo Solidário”, na qual doações de cabelo podem ser realizadas no Auxiliadora para a confecção de perucas para os pacientes em tratamento quimioterápico no Centro Oncológico do HNSA; além de ações internas para os colaboradores, como palestras e orientações.

O Auxiliadora visa conseguir conscientizar o maior número de pessoas possíveis no município e cidades vizinhas.

Abrace essa causa você também! Para mais informações, ligue (67) 3221-8730.

Rafael Furlan