- Destaque - Destaque Principal Três Lagoas

Hospital Auxiliadora e parceiros irão realizar orientações no Dia Mundial do Combate ao Câncer

Todos nós sabemos que a luta contra o câncer é diária. No Dia Mundial do Combate ao Câncer, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é importante chamar ainda mais atenção de todas as nações, líderes governamentais e do público em geral, para a importância da discussão dessa doença que atinge altos índices.Dia 8 de abril foi à data escolhida para conscientizar a população mundial sobre os cuidados e prevenções que devem ser realizados, ação está que deve ocorrer o ano todo.

Nas últimas décadas, o câncer ganhou uma dimensão maior, convertendo-se em um evidente problema de saúde pública mundial. A OMS – Organização Mundial de Saúde – estimou que, no ano de 2030, podem-se esperar 27 milhões de casos incidentes de câncer, 17 milhões de mortes por câncer e 75 milhões de pessoas vivas, anualmente, com câncer.

Especialistas creem que alguns fatores de risco são os causadores de alguns tipos de tumores malignos, sendo o principal fator o tabagismo, seguido de consumo de bebidas alcoólicas e de gorduras de origem animal, dieta pobre em fibras, vida sedentária e obesidade.

Diante disso, a melhor forma de se prevenir do câncer é parar de fumar; ter uma alimentação saudável com maior consumo de frutas, verduras, legumes e cereais, diminuir o consumo de alimentos gordurosos; evitar ou diminuir o consumo de bebidas alcoólicas; praticar atividades físicas regularmente; evitar a exposição prolongada ao sol; e fazer exames regulares, pois isso ajuda na detecção precoce de um eventual câncer.

“A data tem o intuito de conscientizar a população e lembrar da importância da prevenção, fator esse que pode ser muitas vezes realizado pela própria pessoa, começando a adotar hábitos de vida mais saudáveis e ficando atento ao seu corpo e aos sintomas da doença”, explica a psicóloga do setor de Oncologia do Hospital Auxiliadora, Tatiane Lima.

 

Ação

O Hospital Auxiliadora em parceria com o Instituto do Câncer de Três Lagoas, Rede Feminina do Combate ao Câncer, Sest Senat, Academia Hard Core e a Universidade Unicesumar, estarão promovendo dia 8 de abril, na praça Ramez Tebet, uma ação de prevenção e orientação do dia mundial do Combate ao Câncer.

A população poderá aferir pressão, consultar  nutricionista e a equipe que estará presente, além de ter a oportunidade de tirar dúvidas e saber mais sobre a importância da prevenção e sobre o setor oncológico do Hospital Auxiliadora.

Participe desse evento.

Cartaz evento

Rafael Furlan