Economia

Governo federal vai viabilizar expansão do etanol de milho

O governo federal vai financiar projetos de produção de etanol a partir do milho, principalmente no estado de Mato Grosso, conforme foi anunciado pelo ministro da Agricultura, Neri Geller e divulgado pelo site Cenário MT. Para o ministro, a medida é importante para enxugar excedentes de produção que, só na safra 2013/2014, são estimados em mais de 15 milhões de toneladas.

Para Neri, o etanol de milho da sustentabilidade econômica  as regiões longínquas, onde há problemas maiores de escoamento da produção. ,O ministro comentou também que a intenção é viabilizar crédito a taxas abaixo da inflação.

Foi reconhecido também que há dificuldades com acordos internacionais assinados pelo Brasil que restringem a produção de energia a partir de matérias-primas que são usadas na alimentação humana, mas garantiu que as questões como esta estão sendo superadas.

Nesta semana, a Aprosoja/MT (Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso), divulgou uma nota avaliando que a tendência é de crescimento do etanol de milho, de acordo com a Associação, há duas usinas em produção, uma delas visitada pelo ministro neste sábado. Em 2015, outras três devem entrar em operação, de acordo com a entidade.

“Tem duas usinas de grande porte funcionando, vários projetos em andamento. Creio que a partir do ano que vem, algumas delas vão iniciar obras e concluir em um curto espaço de tempo”, afirmou Neri Geller.

Tayná Biazus

viaGoverno federal vai viabilizar expansão do etanol de milho – MS Notícias : MS Notícias.

Governo federal vai viabilizar expansão do etanol de milho