Três Lagoas

Gerente de TL apresenta raio-x da Regional para Diretoria da Sanesul

A Regional possui 52 poços tubulares profundos para o abastecimento das sete cidades e três distritos que compõem a GERTL

Ao iniciar sua explanação sobre a Gerência Regional Bolsão Três Lagoas (GERTL-BOL), durante reunião com o presidente da Sanesul, Marcelo Amaral, na semana passada, o gerente Álvaro Ricardo Calábria de Araújo apresentou um raio-x da Regional.

A GERTL fornece água tratada a 196,3 mil habitantes. Lá trabalham 118 pessoas. São 79,9 mil ligações de água distribuídas por 709,4 quilômetros de redes e 20 mil ligações de esgoto espalhadas por 245,1 km de rede. A Regional possui 52 poços tubulares profundos para o abastecimento das sete cidades e três distritos que compõem a GERTL. As unidades que fazem parte são Três Lagoas, Bataguassu, Ribas do Rio Pardo, Água Clara, Brasilândia, Selvíria e Santa Rita do Pardo, além dos distritos de Arapuá, Debrasa e Nova Porto XV.

Para o gerente regional, é preciso dar uma atenção especial aos sistemas únicos de abastecimento – aqueles que possuem apenas um poço para abastecer determinado local, uma localidade ou um bairro de uma cidade.

Uma das ações apresentadas à Diretoria foi a parceria que a Sanesul está fazendo com empresários da construção de Três Lagoas para que entreguem os novos loteamentos com poços perfurados com capacidade suficiente para abastecer a população que irá morar naquele empreendimento.

Reservatório na Vila Piloto

Reservatório na Vila Piloto

Com relação às demandas da Sede da Regional, Álvaro ressaltou a importância de ampliar o alcance da telemetria a fim de operar e monitorar melhor o sistema de abastecimento de água da cidade.

O gerente comentou ainda a respeito das obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Três Lagoas, que também requerem bastante atenção, detalhando aos diretores quais as prioridades do SES.

Álvaro informou que em Água Clara existe a previsão de perfurar mais um poço para reforçar o abastecimento, permitindo o crescimento dos bairros e implantação de novos loteamentos. E, a respeito de Bataguassu, o gerente falou sobre as obras de reforma dos reservatórios, que estão na fase de conclusão. O município está crescendo e existe a necessidade de perfurar mais poços para aumentar a produção de água. Álvaro lembrou que é preciso ampliar a cobertura da rede de esgoto da unidade, que possui uma ETE recém-inaugurada.

Para finalizar sua apresentação, o gerente de Três Lagoas desejou boa sorte ao presidente Marcelo Amaral. “Gerir a Sanesul é um novo desafio na carreira do nosso novo presidente. Por isso, coloco a mim e a Regional à disposição para ajudá-lo nessa empreitada”, completou.

 

Assessoria de Imprensa/Sanesul

viaGerente de TL apresenta raio-x da Regional para Diretoria da Sanesul – A Tribuna News – Notícias de Campo Grande e interior do MS.

Gerente de TL apresenta raio-x da Regional para Diretoria da Sanesul