- Destaque - Destaque Principal Policial

Força tarefa enfraquece lideranças do PCC; ‘Operação Flegetonte’ é realizada em Três Lagoas

Três presos serão levados para a máxima de Campo Grande e outros três para presídios federais

O SIG (Setor de Investigações Gerais), realizou na manhã desta quarta feira uma operação denominada “Flegetonte” para cumpri nove mandados de prisão preventiva de suspeitos de estar envolvidos em homicídio, formação de quadrilha, e serem parte da fação criminosa PCC (Primeiro Comando Capital).

A ação coordenada pela Policia Civil de Mato Grosso do Sul contou com o apoio do GARRAS, da Policia Federal e também da Policia Civil de Junqueirópolis, interior de São Paulo.

“O objetivo é desarticular as lideranças do PCC em nosso município, estado, e assim enfraquece-las”, definiu o delegado Thiago Passos, que junto ao delegado Ailton Pereira realizaram a operação em Três Lagoas.

Os presos são suspeitos de estarem envolvidos no assassinado do detento José Leandro Carvalho de Jesus, que foi morto no presidio de Segurança Média de Três Lagoas no dia 30 de abril desse ano. Ele cumpria pena pelo assassinato da adolescente Maísa Martins, 12 anos, no dia 05 de dezembro do ano passado. Ela foi morta com um tiro na cabeça em frente a sua casa durante uma suposta tentativa de assalto.

O crime foi elucidado em uma investigação conjunta da Polícia Civil com a utilização de provas emprestadas obtidas em investigação do GAECO/MS (Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado) do Ministério Público de Mato Grosso do Sul.

Já foram cumpridos dois mandados de prisão no Presídio de Segurança Média de Três Lagoas, um mandado cumprido no presídio semiaberto, dois mandados cumpridos nos bairros Jardim das Acácias e Guanabara; três mandados cumpridos no presídio de Segurança Máxima de Campo Grande e um mandado cumprido no presídio de segurança máxima de Junqueirópolis (SP).

Os três presos da Máxima continuarão no mesmo presidio, já os outros seis mandados cumpridos, três suspeitos vão para o presidio de segurança máxima e três para presídios federais.

FLEGETONTE

O nome da operação está relacionado ao rio Flegetonte, um dos rios do Hades, que na obra Divina Comédia, de Dante Aliguiere, é citado na descrição do 7.º círculo do Inferno, onde estão as almas dos mais violentos, aqueles que praticaram violência contra seus semelhantes.

André Mitterer
Hojemais