- Destaque - Destaque Principal Três Lagoas

Fibria recebe novos alunos que serão treinados para o Projeto Horizonte II

Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016, a Aula Inaugural da Fibria com cem alunos que serão treinados para trabalharem no Projeto Horizonte II, a segunda linha de produção da Fibria em Três Lagoas-MS.

O acontecimento deu-se no Salão Nobre de Eventos do Senai José Paulo Rimoli, oportunidade em que a direção da Fibria em Três Lagoas deu as boas vindas aos cem participantes, escolhidos entre mil candidatos através de processo seletivo realizado pela empresa.

Segundo o diretor do Departamento de Recursos Humanos da Fibria em Três Lagoas-MS, Arnaldo Milan de Souza, os cem alunos selecionados vão participar do Curso Pós Técnico Industrial, dos quais 60% serão contratados definitivamente pela Fibria Projeto Horizonte II assim que o curso terminar.

Serão 600 horas aulas divididas entre o Senai e a fábrica. Eles cumprirão uma semana em sala de aula e outra semana em treinamento na fábrica da fibria em Três Lagoas-MS.

Arnaldo explica que a média de idade dos alunos gira em torno de 27 anos e é composto por homens e mulheres em uma proporcionalidade na casa de 20 a 40% feminino.

Os cem alunos ora selecionados vão contar com Bolsa Estudo no valor de R$ 1,5 mil e todo apoio técnico e social da Fibria, além de uniformes, materiais didáticos entre outros benefícios, explica o Diretor de DRH da Fibria.

Arnaldo concluiu a entrevista destacando Três Lagoas, cidade que adotou e que o faz sul-mato-grossense de coração. Ele destaca o progresso falando da movimentação que a cidade está reencontrando como bares, restaurantes, mercearias, açougues, colégios, padarias, supermercados etc. “95% dos jovens selecionados são de Três Lagoas” diz ele.

Aula Inaugural

O Gerente Geral da Fibria em Três Lagoas-MS Renato Otoni saudou os alunos dizendo lhes que esta é a grande oportunidade profissional que eles estão tendo e os incentivou a dedicar-se aos ensinamentos para realização profissional de cada um. “Estamos à disposição de todos e queremos vê-los crescer profissonalmente” concluiu ele.

Alexandre Figueiredo – Engenheiro Químico e Gerente de Produção da Fíbria em Três Lagoas falou em seguida e em rápidas palavras também reforçou o empenho e a busca pela qualificação profissional de cada um.

Em seguida o Diretor de DRH Arnaldo Milan de Souza foi quem falou e citou como exemplo a oportunidade que todos os selecionados tem dizendo”Não deixe o seu cavalo passar. Agarre o e siga junto com ele essa fase de experiência”

Advaldo Vasconcelos, Diretor do Senai em Três Lagoas-MS deu as boas vindas aos participantes do curso e narrou a história da vaquinha, aquela que serviu de exemplo de vida para um viajante que indagava a Deus o que era a “Vida”. E Deus deu lhe um sábio como companheiro e depois que eles foram hóspede em uma casinha simples de camponeses e se alimentaram de leite e queixo o sábio exigiu que empurrasse a vaquinha que encontraram no caminho penhasco abaixo e ao retornar no mesmo lugar tudo estava mudado. A casa cresceu, os móveis eram novos e havia fartura. A Dona da Casa então falou que a vaquinha havia sofrido um desastre e morreu e aí surgiram as dificuldades e eles tiveram que batalhar duro. Ai as coisas mudaram e o servo então compreendeu o que era o sentido da vida.

A prefeita Márcia Moura concluiu dizendo aos alunos selecionados que essa era a grande oportunidade profissional que eles buscavam e que poderiam considerar se vencedores pois chegaram até ali, disputando com outros mil e conquistaram essa primeira etapa. Márcia lembrou que será prefeita somente mais um tempo, mas como mãe e professora desejava a todos sucesso e garra.

No final perguntamos para o Gerente Geral Renato Otoni resumir essa etapa do Projeto Horizonte e ele nos disse: “Esse é o retorno do crescimento e a grande propulsão da nossa empresa em busca do melhor para Três Lagoas, o Mato Grosso do Sul e o país. É com trabalho que faremos verdadeiramente a diferença”

Senai Em Três Lagoas-MS

Adevaldo Vasconcelo, Diretor Geral do Senai José Paulo Rimoli falou com a nossa reportagem por último. Segundo ele a Fibria é parceira desde o ano de 2006 quando implantou em Três Lagoas-MS o Projeto Horizonte I. Esse é o segundo curso que a Fibria realiza em  parceria com o Senai, explica ele.

O Campus do Senai José Paulo Rimoli em Três Lagoas possui hoje aproximadamente 14 mil metros quadrados dos quais 12 mil aproximadamente é composto por salas, escritórios e salões. Os outros dois mil metros quadrados são direcionados à Central Elétrica e Laboratórios.

Segundo Advaldo o Senai possui em seu quadro funcional em Três Lagoas uma média de cem funcionários. Outros cem são terceirizados e trabalham com convocados.

Além de Três Lagoas-MS, o Senai José Paulo Rimoli está presente em várias cidades do Bolsão a exemplo: Água Clara, Anaurilândia, Bataguasse, Brasilândia, Santa Rita do Pardo e Selvíria.

Nessas localidades os serviços são terceirizados e conta com orientação e gestão Técnica, didática e pedagógica de funcionários do quadro do próprio Senai.

Adevaldo concluiu destacando o trabalho do Conselho Regional presidido pelo presidente da FIEMS Sérgio Longen a quem tributa todo o sucesso do Sistema 5 S no Mato Grosso do Sul.