Tecnologia

Facebook lança ferramenta que ajuda a controlar privacidade

Facebook lança ferramenta que ajuda a controlar privacidade

O Facebook lança nesta quinta-feira (4) seu “checkup de privacidade”, uma central de controles que permitirá aos usuários revisar, em poucos passos, as configurações de suas publicações e de suas informações pessoais.

A iniciativa envolve a exibição de uma tela com o atalho para os ajustes, logo após o login no Facebook no desktop.

O usuário tem a opção de, em apenas três etapas, revisar a configuração padrão de suas postagens (públicas, para amigos, entre outras opções), gerenciar seus aplicativos – editar quem pode vê-los ou excluir os que não usa mais – e ainda ajustar a audiência com quem vai compartilhar suas informações pessoais.

Os usuários que não desejarem fazer os ajustes de privacidade naquele momento, poderão fechar a tela e retornar às configurações posteriormente.

O atalho será posicionado no topo da tela inicial do Facebook (no ícone dedicado às configurações de privacidade, ilustrado por um cadeado).

A ação, tomada em nível mundial, reforça a preocupação da rede social em oferecer todos os controles possíveis para que os usuários saibam de forma clara e fácil com quem estão compartilhando cada tipo de informação.

No mundo, o Facebook tem 1,3 bilhão de usuários, sendo 89 milhões deles no Brasil.

“Nosso objetivo é ajudar as pessoas a compreender claramente com quem estão compartilhando cada conteúdo ou informação.

Essa é uma preocupação constante no Facebook e estamos criando esse atalho adicional para facilitar ainda mais o controle sobre essas configurações de privacidade”, diz Camila Fusco, diretora de Comunicação do Facebook no Brasil.