- Destaque - Destaque Principal Três Lagoas

Exposição de telas assinada por Padre propõe a evangelização por meio da Arte Sacra

Com intuito de divulgar a arte Sacra e a beleza da fé professada pelos Cristãos Católicos, o Padre Clemilson Bernardes abre, na próxima segunda-feira (15/8), a exposição de telas “Olhar o Invisível: Roteiro de uma experiência plástica de Fé”.

A coleção retrata imagens de Theotokos – Mãe de Deus, Santos e Anjos, totalizando 20 peças confeccionadas em tecido e em placas de celulose por meio de técnicas de muralismo, pastel sobre tela, pintura a óleo, pintura acrílica e têmpera.

As obras foram confeccionadas ao longo de três anos e, segundo o Padre, mais do que ornamentar, o intuito é evangelizar. “Como portadores do Santo Evangelho temos a missão de evangelizar e, a arte Sacra, também é um meio de evangelização. É como disse São João Paulo II em sua Carta aos Artistas, publicada em 1999: ‘Para transmitir a mensagem que Cristo lhe confiou, a Igreja tem necessidade da arte’. Sendo assim, seguimos obedientes na Missão de anunciar a mensagem de paz e esperança que Jesus Cristo nos deixou”, disse o Padre.

Ainda nesta carta, que se inicia com a reflexão do texto bíblico “Deus, vendo toda a sua obra, considerou-a muito boa” (Gn 1,31), o então Papa João Paulo II destacou a importância dos artistas ao dizer:

“Ninguém melhor do que vós, artistas, construtores geniais de beleza, pode intuir algo daquele pathos com que Deus, na aurora da criação, contemplou a obra das suas mãos. Infinitas vezes se espelhou um relance daquele sentimento no olhar com que vós — como, aliás, os artistas de todos os tempos —, maravilhados com o arcano poder dos sons e das palavras, das cores e das formas, vos pusestes a admirar a obra nascida do vosso génio artístico, quase sentindo o eco daquele mistério da criação a que Deus, único criador de todas as coisas, de algum modo vos quis associar” (Carta aos Artistas – Papa João Paulo II, 1999).

 

Vernissage

A abertura da exposição será realizada na segunda-feira (15/8), no Papillon Requinte Buffet às 19h30.

 

Sobre o artista

Padre Clemilson Bernardes da Silva é natural de Três Lagoas (MS) e atualmente é pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. É estudante de Belas Artes pelo Instituto de Belas Artes de Lisboa (Portugal); frequentou o ateliê Paula Gago (Portugal) e é autodidata. É graduado em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e em Teologia pelo Instituto João Paulo II.

Entre as obras assinadas pelo Padre estão: o portal da Igreja Matriz Santa Luzia, em Três Lagoas (MS), e duas pinturas na sede da CNBB Regional Oeste I em Campo Grande (MS). As duas últimas foram confeccionadas enquanto o Sacerdote participava da etapa formativa de Seminarista.

 

Serviço

Exposição de Arte Sacra: Olhar o Invisível: Roteiro de uma experiência plástica de Fé”

 

1ª Mostra

Local: Papillon Requinte Buffet – Avenida Antônio Trajano, nº 410 – Centro

Temporada: De 15 a 19 de Agosto

Horário de visitação: Das 8h às 19h

2ª Mostra

Local: Sala de entrada da Catedral Sagrado Coração de Jesus

Temporada: De 20 a 27 de Agosto

Horário de Visitação: Das 13h às 19h

*As telas em exposição também poderão ser adquiridas.

 

Sobre a Diocese de Três Lagoas

A Diocese de Três Lagoas (Dioecesis Trilacunensis) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica com sede episcopal em Três Lagoas (MS). Foi criada pelo Papa Paulo VI em 3 de janeiro de 1978. Abrange um total de 10 cidades (Três Lagoas, Selvíria, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Água Clara, Brasilândia, Chapadão do Sul, Santa Rita do Pardo, Inocência e Cassilândia), e contempla 15 Paróquias com mais de 108 capelas/comunidades.

Padre_Clemilson Padre_Clemilson_3

 

 

Diácono Roberto Rabelati – Chanceler da Cúria Diocesana de Três Lagoas

Fone: (67) 3521-3027

e-mail: pascom.diocese3lagoas@gmail.com

www.diocese3lagoas.com.br

Pastoral da Comunicação da Diocese de Três Lagoas (MS) – Pascom