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Estado fecha convênio para incentivar pacotes turísticos no Pantanal

Operadores de turismo e jornalistas conhecerão roteiros em abril

Bonito e Corumbá recebem, de 6 a 15 de abril, a primeira Adventure Week no Brasil. O evento é destinado a comercialização de pacotes turísticos integrados com operadores, agentes de turismo e jornalistas especializados do exterior. A programação foi definida em janeiro.

Passeios, workshops e rodadas de negócios compõe o roteiro sul-mato-grossense que recebe, nesta segunda-feira (7), repasse de R$ 156 mil do governo estadual. No grupo de 30 pessoas que visitará Mato Grosso do Sul, cerca da metade são de operadores norte-americanos.

A diretora da Adventure Travel Trade Association (ATTA) para a América do Sul, Gabriella Zampoli de Assis, ressaltou que o segmento de ecoturismo e turismo de aventura cresce 65% no país e, neste caso, se faz necessário adotar marketing específico para cada perfil de turista.

Gabriella apresentou ao menos três perfis de turista, sendo eles o curioso, aventureiro e entusiasta. O primeiro seria composto por famílias e idosos (24%), seguido dos jovens em busca de aventura (20%), assim como os técnicos e formadores de opinião (8%). Outros 34% seriam de massa e 14% de transição entre os dois primeiros grupos.

Dados do Ministério do Turismo apontam que turistas com esse perfil gastam em média US$ 3 mil em roteiros de oito dias. Eles também estariam dispostos a desembolsar mais por experiências autênticas e emocionantes.

O evento é organizado pela ATTA, em parceria com o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), além das prefeituras de Corumbá e Bonito.

 

 

Por KLEBER CLAJUS

Correio do Estado