Três Lagoas

Enquanto projeto de revitalização não sai do papel, Lagoa Maior agoniza

Nos fins de semana população ocupa espaço da Lagoa Maior, porém por falta de cultura e de boas maneiras não recolhem o lixo que se acumula no local (Foto: Ricardo Ojeda)

Em vários pontos da orla da Lagoa a mato avança deixando com aspecto de abandono (Foto: Ricardo Ojeda)

Em vários pontos da orla da Lagoa a mato avança deixando com aspecto de abandono (Foto: Ricardo Ojeda)

Uma estória sem fim, a não ser a história da principal protagonista, a Lagoa Maior, principal cartão postal do Município que, junto com as duas outras, denominam a cidade de Três Lagoas. Já se vão anos de promessas de administradores que, mesmo reconhecendo a importância do espaço, só anunciam promessas de revitalização, sem no entanto assumir o compromisso de, realmente, tirar do papel o projeto e dar seguimento à sua concretização.

Não é de hoje a reclamação da população consciente com relação ao que vem ocorrendo na Lagoa Maior: acúmulo de matagal nas margens, lixo, sujeira aos montes sem que de fato alguma providência – limpeza ininterrupta, coleta idem – seja tomada pelos que detém o poder de assim agir.

A reportagem  flagrou, na manhã de hoje (27), essa situação: nas lixeiras providenciadas pelo usuário, pouco lixo depositado; em redor dos equipamentos, a sujeira se acumula (Foto: Ricardo Ojeda)

A reportagem flagrou, na manhã de hoje (27), essa situação: nas lixeiras providenciadas pelo usuário, pouco lixo depositado; em redor dos equipamentos, a sujeira se acumula (Foto: Ricardo Ojeda)

Não é de hoje, também, a ação de vândalos, desordeiros, inconsequentes, que agem mesmo durante o dia, emporcalhando a Lagoa Maior, despejando lixo fora das poucas lixeiras instaladas pela Prefeitura Municipal.

Não é de hoje que se nota o descaso da administração municipal com relação à manutenção do espaço, providenciando melhorias e instrumentos que garantam a limpeza do local e a tranquilidade aos milhares de usuários que costumam, além do lazer, praticar exercícios físicos como caminhadas em redor da Lagoa Maior e esportes como vôlei e outras modalidades.

As poucas lixeiras instaladas pela prefeitura além de pequenas, são destruídas por vândalos que frequentam o local principalmente a noite (Foto: Ricardo Ojeda)

As poucas lixeiras instaladas pela prefeitura além de pequenas, são destruídas por vândalos que frequentam o local principalmente a noite (Foto: Ricardo Ojeda)

AÇÃO CIDADÃ

Um usuário costumeiro da Lagoa Maior, por conta própria, resolveu fixar em alguns pontos do espaço várias lixeiras, como suporte às instaladas pela prefeitura ao longo da orla. Entretanto, parecendo provocação, poucos são os que jogam lixos nesses equipamentos.

A reportagem do Perfil News flagrou, na manhã de hoje (27), essa situação: nas lixeiras providenciadas pelo usuário, pouco lixo depositado; em redor dos equipamentos, a sujeira se acumula.

Vários usuários, empresários, profissionais liberais, trabalhadores braçais, ao notarem a presença da reportagem do Perfil News aproveitaram para, mais uma vez, reclamar sobre a situação em que se encontra a Lagoa Maior. “Um espaço de contemplação do por do sol ou do amanhecer, está se tornando mirante do descaso e da ação nefasta de inconsequentes”, colocou um deles.

 

Sem conservação e limpeza o mato avança dentro da lagoa (Foto: Ricardo Ojeda)

Sem conservação e limpeza o mato avança dentro da lagoa (Foto: Ricardo Ojeda)

PROMESSAS

Tanto a atual prefeita, quanto a anterior, desde que tomaram posse e durante seus mandatos apostam em projetos “que tais” que proporcionarão revitalização do espaço, com a garantia de a Lagoa Maior, realmente, ser o maior cartão postal da cidade e como atrativo turístico de fato.

Marcia Moura, que governa atualmente Três Lagoas, em entrevistas já concedidas a respeito do assunto, por diversas vezes informa que existe um grande projeto de revitalização para o local. No entanto, assim como Simone Tebet, a proposta não sai do papel.

Mas, a Lagoa Maior está pedindo socorro agora, não no futuro, pois está se degradando aos poucos, colocando em risco também a fauna e flora.

Léo Lima e Ricardo Ojeda

viaEnquanto projeto de revitalização não sai do papel, Lagoa Maior agoniza – Perfil News – Notícias de Três Lagoas e região.

Enquanto projeto de revitalização não sai do papel, Lagoa Maior agoniza