Três Lagoas

Empresários tomam conhecimento do processo de implantação do Porto Seco

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, promoveu sessão de apresentação, viabilidade, explicações e abertura de discussões sobre o processo de implantação do Porto Seco em Três Lagoas.

O evento, em que estavam presentes representantes dos mais variados setores de produção industrial do Município e da Região, foi no auditório da Unidade do Sest/Senat (Transportes) de Três Lagoas, na manhã desta sexta-feira (10).

Coube à  prefeita Marcia Moura (PMDB) e ao diretor de Indústria e Comércio, Diógenes Marques, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, expor aos empresários “o interesse e potencialidade do município de Três Lagoas na viabilização do processo de implantação do Porto Seco”, disse a prefeita.

“Estamos empenhados em fazer a nossa parte, como elo dos interesses da Cidade e dos seus empreendedores, no processo de implantação do Porto Seco em Três Lagoas, favorecendo também toda a nossa Região”, ressaltou a prefeita.

“É importante a discussão e conhecimento deste grande projeto para o desenvolvimento industrial de Três Lagoas e de Mato Grosso do Sul”, manifestou o representante da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems), Jaime Werruck.

“A grande força da indústria de Mato Grosso do Sul está em Três Lagoas”, completou.

PRIMEIRO PASSO

O processo de implantação do Porto Seco, seguindo procedimentos que exigem o cumprimento de vários passos e etapas, é de responsabilidade direta da Superintendência da Receita Federal.

O primeiro passo dessa caminhada “é dialogar a possibilidade de implantar um Porto Seco em Três Lagoas, já que vocês são os principais interessados”, explicou o Chefe da Divisão de Administração Aduaneira da Superintendência Regional na 1ª Região Fiscal da Receita Federal, Enio Motta Júnior.

Ele estava acompanhado do delegado da Receita Federal em Campo Grande, Flávio de Barros Cunha, e das auditoras fiscais da Delegacia da Receita Federal de Campo Grande e membros da Comissão de Viabilidade para implantação do empreendimento, já constituída, Vivian Karla Ribeiro Santana e Cláudia Ribeiro Tostes.

“Queremos agradecer a receptividade e a parceria da prefeita Marcia Moura que nos deu todo o apoio à visita que estamos realizando à Cidade para mais um passo de estudos e viabilidade de um Porto Seco em Três Lagoas”, ressaltou o delegado Flávio Cunha.

“Estamos aqui para expor e explicar o que é necessário e o que precisa. Por isso é importante a participação de todos vocês neste estudo e no acompanhamento de todo o processo”, observou Flávio Cunha.

QUESTIONÁRIO

Além da exposição dos passos do processo de implantação do Porto Seco e do potencial de exportação de Três Lagoas, todos os empresários interessados receberão nos próximos dias um questionário, que servirá de pesquisa de dados para a fundamentação dos motivos e razões de implantação de um Porto Seco.

Na definição da necessidade e viabilidade de implantação de um Porto Seco, a Superintendência da Receita Federal leva em consideração “três importantes pilares”, observou Ênio Motta Júnior.

Ele se referiu “à arrecadação, melhoria da qualidade no atendimento ao público e controle do comércio exterior”, destacou.

Feito o levantamento, o estudo do processo de implantação de um Porto Seco, antes da abertura de licitação, deverá também ser encaminhado  ao Tribunal de Contas da União (TCU) para “parecer e aprovação”, informou o chefe de Administração Aduaneira, “já que é um modelo de concessão de serviço público, previsto na legislação”, completou.

AUTORIDADES

Além dos empresários, representantes das principais indústrias de produção de Três Lagoas e empreendedores dos setores de logística de transportes, importação e exportação da Região, o evento contou com a presença das seguintes autoridades: secretários Luciano Dutra (Desenvolvimento Econômico), Milton Gomes Silveira (Trânsito), Janaína Lunardi (Administração), Maria Lúcia Firmino (Assistência Social), Fernando Pereira (Finanças e Controle) e Sivania Bersani (Gabinete); representando a Câmara Municipal, vereador Adão José Alves (PMDB); diretor do Campus Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), professor José Antônio Menoni; gerente do Escritório Regional Bolsão do Sebrae, Josi Signori;  e representantes das Agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal de Três Lagoas, entre outras autoridades.

viaJORNAL DIA DIA – Empresários tomam conhecimento do processo de implantação do Porto Seco.

 Empresários tomam conhecimento do processo de implantação do Porto Seco