- Destaque - Destaque Principal Geral

Eldorado Brasil faz campanha de segurança nas estradas

Empresa promove ações de conscientização em Santa Rita do Pardo

A Eldorado Brasil realiza, em Santa Rita do Pardo (MS), a campanha “Segurança no trânsito, transportando com respeito” para reforçar suas ações de segurança no trânsito nas vias usadas pela empresa para o transporte de madeira. A iniciativa envolve tanto a sensibilização da comunidade quanto treinamentos de motoristas de caminhão.

Nas últimas semanas, a empresa fez a sinalização das principais rotas utilizadas, e funcionários fizeram a distribuição de panfletos educativos da campanha em escolas, postos de saúde e outras áreas com grande circulação de pedestres.

“Temos um compromisso com as comunidades, o que nos leva a buscar a forma mais responsável e segura de atuação em todas as áreas”, afirma Milton Favero, engenheiro de Segurança no Trabalho da Eldorado. O trabalho envolve várias áreas da empresa, como Operações, Infraestrutura, Segurança e Sustentabilidade.

Desde o início de suas atividades, a Eldorado mantém um programa de capacitação de seus motoristas. Já no processo de integração da companhia, os novos funcionários participam do Treinamento de Direção Defensiva, com validade de dois anos.

Para reduzir as chances de acidentes no percursos, antes de cada viagem, as condições mecânicas e de segurança dos veículos são verificadas. As atividades de cada motorista também são acompanhadas pela Blitz de Segurança, que realiza, por exemplo, testes de bafômetro.

Após a partida do caminhão, a COE (Central de Operações Estratégicas) da Eldorado faz um monitoramento para evitar a formação de comboio nas estradas e diminuir o impacto no trânsito local. Há também sistemas para controle da velocidade, que permite identificar o condutor e as infrações cometidas. Toda a frota tem rastreador com comunicação via satélite, o que possibilita informar eventuais problemas ou fatos relevantes a todos os motoristas.

Antes do início do trabalho em uma nova região, a equipe operacional e a área de Segurança do Trabalho do Transporte fazem o mapeamento de risco para definir os trajetos a serem percorridos e identificar dos pontos de riscos de acidentes. “Estamos abertos à população, por meio do 0800-7279906 é possível informar sobre eventuais desvios no transporte, como de imprudência de motorista, emergências como tombamento, colisões, atropelamentos, entre outras”, diz Favero. “Após o contato, a Segurança do Trabalho do Transporte e os responsáveis das áreas envolvidas avaliam os procedimentos a serem tomados para resolver a questão com a maior agilidade possível.”

http://tse2.mm.bing.net/th?id=OIP.M3c23e1b635d6a57ad3a89e4dc5ddb87ao0&w=241&h=155&c=7&rs=1&qlt=90&o=4&pid=1.1

Fonte: CDN Comunicação Corporativa