- Destaque - Destaque Principal Três Lagoas

Diocese de Três Lagoas convida para a inauguração do Seminário Propedêutico

Ao encontro do pedido da Igreja Católica de que cada diocese, dentro de suas possibilidades, tenha uma Casa de Formação, a Diocese de Três Lagoas realiza na noite do próximo domingo (14/2), às 19h na Igreja Matriz Santa Luzia, a Missa em ação de graças pela inauguração do Seminário Propedêutico.

A abertura do seminário era desejada desde a constituição da Diocese, em 1978, e por diversas vezes foi planejado. Há indícios de que o município de Aparecida do Taboado tenha sediado uma Casa de Formação, mas, com a falta de seminaristas ela teria sido desativada.

Por decreto de Dom Luiz Gonçalves Knupp, Bispo da Diocese de Três Lagoas, o reitor do seminário será o Padre Rogério Gomes, atual pároco da Paróquia Santa Luzia que durante dois anos foi vice-reitor do Seminário de Teologia em Campo Grande e acompanhou a formação dos últimos 12 Padres do Estado. Também compõem o Conselho de Formadores da diocese, o Padre Altair Ferreira, pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia, que é o Diretor Espiritual, o Padre Luiz Mariano, que é Conselheiro, e o Diácono Eulálio, que auxilia na animação vocacional.

 

Estrutura

 

O Seminário está localizado na frente da Igreja Matriz Santa Luzia, no local onde é a casa paroquial. Segundo o reitor essa escolha se deu devido ao histórico do bairro e pela estruturada física da casa, construída de forma ampla pelo Padre Nicolau para que pudesse hospedar missionários. “No ano passado o Padre Severino Orso se dedicou a reformar a casa já com o propósito de acolher os seminaristas. Hoje, temos capacidade para acomodar de três a oito jovens, além da Capela e espaço comum, como sala, copa e cozinha”, explica Padre Rogério.

Durante a preparação sacerdotal o seminarista passa por três etapas formativas, o Seminário Propedêutico é a primeira. Na sequência, eles são encaminhados para outro Seminário, período em que concluem os cursos de Filosofia (3 anos) e Teologia (4 anos). Atualmente, os seminaristas da Diocese de Três Lagoas concluem as duas últimas etapas em Campo Grande.

 

Chamado Vocacional

 

Antes de ingressar nesta etapa formativa, aqueles que apresentam uma possível vocação são acompanhados pelos padres de suas paróquias e pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV). Neste período eles são inseridos nas atividades pastorais da comunidade e também são convidados a participar de um retiro vocacional. “Participar de um retiro vocacional não quer dizer que a pessoa será um Padre ou uma religiosa. Essa ação tem o objetivo de descobrir qual é a sua vocação. Quando descobrimos a nossa vocação podemos viver ela com alegria”, explica Padre Rogério, que acrescenta: “Uma vez por mês teremos encontros vocacionais e os jovens poderão participar, se envolver na dinâmica do Seminário e sanar as suas dúvidas. Assim, eles terão melhores condições de dar o seu Sim ao chamado que Deus faz”.

Concluído esse período, o jovem ingressa no Seminário Propedêutico. Durante um ano ele receberá a formação necessária para perceber a diferença entre a vida eclesial e a civil para poder compreender e discernir a sua vocação. Ao final, se a resposta for Sim ele é encaminhado ao Seminário Maior onde irá concluir as duas últimas etapas formativas.

Porém, o Padre explica que nem todos que ingressam no seminário optam pela vida Sacerdotal. “Se durante a caminhada ele entender que o caminho não é este, ele tem toda a liberdade para escolher outro. É sempre bom lembrar que ‘eu não sou Padre porque eu quero, sou padre por um chamado de Deus’. Esse chamado deve se manifestar de forma natural, no cotidiano, nas atitudes e na maneira de ser e viver. Ninguém é obrigado ou forçado a viver a vocação, já que ela é fruto do chamado de Deus que é inspirado dentro do coração”.

 

Solenidade

 

A Missa, que será presidida pelo Bispo Dom Luiz Knupp, será celebrada no domingo (14/2) às 19h. Ao final, Dom Luiz, junto à comunidade, sairá em procissão e fará o traslado do Santíssimo Sacramento até a Capela do Seminário, onde haverá a bênção e um momento de adoração concluindo assim, a abertura oficial do Seminário Propedêutico da Diocese de Três Lagoas.

 

SAV

 

Para aqueles e aquelas que desejarem conhecer um pouco mais sobre o chamado vocacional a Diocese de Três Lagoas disponibiliza o Serviço de Animação Vocacional (SAV).

Para mais informações, ou dúvidas, entre em contato pelo endereço sav3lagoas@diocese3lagoas.com.br e saiba mais sobre o chamado e despertar das vocações.

 

Sobre a Diocese de Três Lagoas

 

A Diocese de Três Lagoas (Dioecesis Trilacunensis) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica com sede episcopal em Três Lagoas (MS). Foi criada pelo Papa Paulo VI em 3 de janeiro de 1978.

Abrange um total de 10 cidades (Três Lagoas, Selvíria, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Água Clara, Brasilândia, Chapadão do Sul, Santa Rita do Pardo, Inocência e Cassilândia), e contempla 15 Paróquias com mais de 108 capelas/comunidades.

 

Diácono Roberto Rabelati – Chanceler da Cúria Diocesana de Três Lagoas

Fone: (67) 3521-3027 / (67) 8120-2199

e-mail: pascom.diocese3lagoas@gmail.com

www.diocese3lagoas.com.br