- Destaque - Destaque Principal Três Lagoas

Diocese de Três Lagoas completa 38 anos e compartilha as memórias registradas pelo impresso Vida Diocesana

A Diocese de Três Lagoas completou no último domingo (3/1), 38 anos de caminhada pastoral e obediência à Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Neste período a circunscrição eclesiástica da Igreja Católica com sede episcopal em Três Lagoas, foi testemunha e participou ativamente da história da região.

Desde sua oficialização, criada por meio do decreto do Papa Paulo VI, teve quatro bispos sendo Dom Luiz Gonçalves Knupp o atual Bispo Diocesano. Seus predecessores foram: José Moreira Bastos Neto (Maio de 2009 a Abril de 2014), Izidoro Kosinski (Fevereiro de 1981 a Maio de 2009) e Geraldo Majela Reis (Janeiro de 1978 a Fevereiro de 1981).

Atualmente, o território da Diocese de Três Lagoas compreende 10 cidades: Três Lagoas, Selvíria, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Água Clara, Brasilândia, Chapadão do Sul, Santa Rita do Pardo, Inocência e Cassilândia. Nestes municípios a diocese é responsável por 15 paróquias com mais de 108 capelas/comunidades.

Durante esses 38 anos, diversos marcos foram registrados pelo periódico impresso “Vida Diocesana”. O jornal foi lançado no dia 15 de abril de 1979 pelo primeiro Bispo Diocesano Dom Geraldo Magela Reis. O intuito era informar a comunidade sobre os principais acontecimentos da igreja e também sobre as notícias das cidades da diocese.

Ao longo dos anos, o jornal passou por fases editoriais distintas e era escrito por diversos colaboradores, sendo alguns membros do Clero e da comunidade. Hoje em dia, o jornal está em sua quarta fase. É elaborado pelos seminaristas com a colaboração da Pastoral Diocesana de Comunicação (Pascom) e voluntários.

A seguir, alguns registros das memórias que fazem um breve apanhado sobre a história dos 38 anos da Diocese de Três Lagoas:

diocese

diocese2

 

 

No início, o periódico tinha caráter formativo e trazia artigos que comentavam os documentos da igreja e pequenas notas sobre os acontecimentos sociais das cidades no entorno de Três Lagoas.

diocese3

 

diocese2

 

 

Os principais acontecimentos da igreja eram retratados de forma detalhada e histórica, como a primeira Ordenação Sacerdotal realizada na Diocese de Três Lagoas:

dioceseordenaçao

 

 

 

 

A partir da década de 80 o jornal entrou em uma segunda fase e passou a divulgar fotos. A posse do Bispo Dom Izidoro Kosinski foi a primeira notícia a ser ilustrada:

diocese6

 

 

 

 

diocese7

 

 

Por haver poucos veículos de comunicação em Três Lagoas, que também alcançavam as cidades vizinhas, o jornal passou a divulgar as causas sociais, planos trabalhistas, dentre outros assuntos que interessavam a comunidade em geral.

diocese8

 

 

 

 

diocese9

 

 

 

 

Os relatos do impresso mostram que a postura do jornal chegou a incomodar os veículos de imprensa da época, e até mesmo algumas autoridades. Por várias vezes foram publicadas notas de apoio a Dom Izidoro pela divulgação das matérias.

diocese10

 

 

 

 

 

 

 

Dentre as notícias os principais acontecimentos da igreja continuavam a ser destaque, como a chegada do primeiro Padre na comunidade de Brasilândia:

diocese11

 

 

 

 

E a criação das paróquias Santa Luzia e Nossa Senhora Aparecida em Três Lagoas:

diocese12

 

 

 

 

 

Na terceira fase, período em que Dom José Moreira Bastos Neto esteve à frente da Diocese, o informativo focou as histórias das paróquias e reforçou a divulgação dos assuntos diocesanos.

diocese13

 

 

 

 

 

 

 

diocese14

 

 

 

 

Agora, o jornal Vida Diocesana entra em sua quarta fase e além de continuar a informar os diocesanos também traz a proposta de incentivar a formação, mas acima de tudo, promover a evangelização e a divulgação dos ensinamentos deixados por Jesus Cristo.

Sobre a Diocese de Três Lagoas

A Diocese de Três Lagoas (Dioecesis Trilacunensis) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica com sede episcopal em Três Lagoas (MS). Foi criada pelo Papa Paulo VI em 3 de janeiro de 1978.

Abrange um total de 10 cidades (Três Lagoas, Selvíria, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Água Clara, Brasilândia, Chapadão do Sul, Santa Rita do Pardo, Inocência e Cassilândia), e contempla 15 Paróquias com mais de 108 capelas/comunidades.

Fone: (67) 3521-3027 / (67) 8120-2199

e-mail: pascom.diocese3lagoas@gmail.com

www.diocese3lagoas.com.br

Pastoral da Comunicação da Diocese de Três Lagoas – Pascom