- Destaque - Destaque Principal Três Lagoas

Diocese de Três Lagoas abre a segunda Porta Santa e celebra o Jubileu dos Religiosos

Com o intuito de promover o encontro dos cristãos com amor de Deus que consola, perdoa e dá esperança por meio da Misericórdia, no próximo domingo (7/2) será aberta uma segunda Porta Santa na Diocese de Três Lagoas. Desta vez, no Santuário Diocesano, localizado em Aparecida do Taboado. Também será celebrado o Jubileu dos Religiosos.Segundo a orientação do Papa Francisco, todas as dioceses do mundo podem celebrar nas catedrais ou santuários diocesanos a Missa de abertura da Porta Santa. Com a distância geográfica entre as 10 cidades da diocese, a abertura da segunda porta irá facilitar as peregrinações.

As romarias são necessárias para atravessar a Porta Santa. A orientação foi apresentada na carta de convocação para o Ano Santo da Misericórdia divulgada pelo Papa Francisco. “A peregrinação é um sinal peculiar no Ano Santo, enquanto ícone do caminho que cada pessoa realiza na sua existência. A vida é uma peregrinação e o ser humano é viator, um peregrino que percorre uma estrada até à meta anelada. Também para chegar à Porta Santa, tanto em Roma como em cada um dos outros lugares, cada pessoa deverá fazer, segundo as próprias forças, uma peregrinação. Esta será sinal de que a própria misericórdia é uma meta a alcançar que exige empenho e sacrifício. Por isso, a peregrinação há de servir de estímulo à conversão: ao atravessar a Porta Santa, deixar-nos-emos abraçar pela misericórdia de Deus e comprometer-nos-emos a ser misericordiosos com os outros como o Pai o é conosco”, diz um trecho da carta.

 

Jubileu dos Religiosos

Para marcar a conclusão do Ano da Vida Consagrada no próximo domingo (7/2) também será realizado o Jubileu dos Religiosos. Esta será a primeira peregrinação realizada na Diocese. Uma comissão organizou um calendário que deverá ser seguido durante o ano.

Com o lema “Vida consagrada em comunhão. O fundamento comum na diversidade das formas”, o Ano da Vida Consagrada teve início no dia 30 de novembro de 2014. O Papa traçou três objetivos que foram seguidos pelos religiosos: “olhar para o passado com gratidão, viver o presente com paixão e abraçar o futuro com esperança”.

Apesar da dedicação aos consagrados, o Papa também se referiu a todos os cristãos e pediu a vivência da fé e a renovação das vocações pastorais: “Assim dirijo-me a todo o povo cristão, para que tome cada vez maior consciência do dom que é a presença de tantas consagradas e consagrados, herdeiros de grandes Santos que fizeram a história do cristianismo”, disse o Papa Francisco na Carta Apostólica para o Ano Vida Consagrada.

A Diocese de Três Lagoas possui o auxílio de religiosos/as de sete congregações: Vicentinas, Batistinas, Agostinianas, Salesianos, Missionárias Jesus Crucificado, Missionárias do Santo Nome de Maria e as Gracianas. O trabalho desenvolvido por estes missionários são realizados em diferentes cidades da Diocese e contemplam diversas áreas de promoção humana, como a catequese, saúde, integração social, dentre outros.

 

Serviço

Missa de abertura da segunda Porta Santa e Jubileu dos Religiosos

Data: 7/2 (domingo)

Local: Santuário Diocesano em Aparecida do Taboado

Horário: 8h (MS)

Pascom D3L

santuario_diocesano