- Destaque - Destaque Principal Três Lagoas

Devido a grande procura, Sindicato Rural realiza novo curso de Corte e Costura

O sucesso da primeira edição do curso de Corte e Costura foi tão grande que o Sindicato Rural de Três Lagoas, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), iniciou uma nova turma.

Ministrado pela professora Cecília Recalde de Souza, o curso é dividido em dois módulos. O primeiro, “Corte e Costura – Modelagem”, terminou no dia 18 e teve como objetivo geral fazer a confecção de moldes de peças básicas do vestuário feminino e masculino, utilizando as técnicas adequadas e seguindo normas de qualidade, produtividade e de segurança. O segundo módulo está ocorrendo e termina na sexta-feira, 25 de setembro.

Em uma carga horária de 40 horas, as aulas abordam a preparação do local, a caracterização de cada material, noções de medidas, e a metodologia adequada para tirar e anotar medidas. Além de confecção do molde de saias, blusas, camisas, bermudas, calças, trabalho em dupla tirando medidas, acabamento do molde e medidas de segurança no trabalho, meio ambiente, novas exigências profissionais e cidadania.

De acordo com a professora, o curso é “doméstico, e o intuito é gerar renda para o aluno, que pode estar costurando para amigos e familiares, ou até mesmo economizando ao costurar para si próprio”.

Pela primeira vez realizando um curso no Sindicato Rural, a aluna Aline Montagner conta que sempre teve a pretensão de confeccionar suas próprias peças. “Eu não tinha contato nenhum com a área, mas tinha muito vontade de para fazer roupas para minha mãe, meus filhos, e sem a modelagem não poderia confeccionar. Estou gostando muito e pretendo fazer mais cursos a partir de agora”, afirma.

Para a turismóloga, Michele Pedroza, as aulas trazem uma didática muito boa e fácil de aprender. “Eu sempre quis aprender corte e costura, mas nunca tive oportunidade. Fiquei sabendo do curso através de um jornal, mas como não tinha mais vagas, fiquei na fila de espera. Gostei muito da dinâmica, é tudo muito bem explicado, a professora é atenciosa, explica passo a passo e tira as nossas dúvidas”, conta.

Segundo módulo

O segundo módulo, “Corte e Costura – Confecção de peças” está acontecendo e termina no dia 25 de setembro e tem como objetivo confeccionar as peças do vestuário feminino e masculino modeladas na primeira etapa, bem como operar máquina de costura doméstica utilizando as técnicas, seguindo normas de qualidade, produtividade e segurança.

Nessa fase, é realizada a apresentação do maquinário e materiais, abordando técnicas de utilização dos moldes, observando o fio e o avesso do tecido. Também é explicado o preparo da máquina de costura para a montagem de peças, montagem e acabamento de bermudas, calças, camisas e saias.

O presidente do Sindicato Rural de Três Lagoas, Marco Garcia de Souza, ressalta a importância da parceria com o SENAR. “O Sindicato Rural, por meio do Sistema FAMASUL, oferece um calendário de cursos gratuitos, realizados durante todo o ano com o objetivo de promover socialmente não só o trabalhar rural, como também toda a população, impulsionando a geração de renda e a qualidade de vida”.

Participem dos cursos promovidos pelo Sindicato Rural de Três Lagoas. Mais informações pelo site www.srtl.com.br .

 

Rafael Furlan

Turma do curso de corte e costura