- Destaque Três Lagoas

Curso para supermercadistas promove qualificação em Três Lagoas

Os três módulos que acontecem de 25 a 27 de agosto, das 8 às 18 horas

Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados tem apoio do Sebrae para capacitar empreendedores do segmento

AMAS com apoio do Sebrae qualifica empreendedores do segmentoTrês Lagoas, região Leste de MS, recebe o AMAS Itinerante – um conjunto de ações voltadas para a qualificação de supermercadistas, sobretudo direcionado aos pequenos negócios, tais como mercados, mercearias e casas de carne.

Açougues de Supermercado, Prevenção de Perdas e Formando uma Equipe de Postura Vencedora são os três módulos que acontecem de 25 a 27 de agosto, das 8 às 18 horas, na sede do Sebrae no município.

Açougues de Supermercado aborda na terça-feira, 25 de agosto, tópicos como a segmentação adequada dos produtos (carnes bovinas, aves, carnes suínas e outras), equipamentos, utensílios e acessórios do trabalho, bem como higiene e segurança alimentar. Já o curso de Prevenção de Perdas em Supermercados destaca no dia seguinte o manuseio de embalagens e a prevenção de perdas nas seções da empresa. Na quinta-feira, 27 de agosto, o encerramento conta com o curso Formando uma Equipe com Postura Vendedora trata do relacionamento com o cliente, a diferença entre o consumidor e o shopper, ações práticas para vender mais e a formação de uma equipe vendedora.

A vez dos pequenos negócios

O analista técnico do Sebrae/MS, Luiz Fernando Nunes, destaca a importância dessas capacitações para o crescimento das micro e pequenas empresas do setor – mercados, mercearias e casas de carne. Hoje a AMAS conta com mais de 400 empresas associadas de todos os portes e que possuem um volume relevante de negócios no cenário nacional, segundo a ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados.

De acordo com o especialista, algumas desvantagens competitivas dos minimercados são as compras em menor escala se comparadas a grandes redes, o que pode impactar no preço final do produto, e, em alguns casos, o apego a processos tradicionais de gestão, no caso dos negócios familiares, que representam a maioria dos minimercados. “O AMAS Itinerante é fundamental para a capacitação dessas empresas, que devem buscar a inovação, além de proporcionar a troca de experiências com mercados varejistas maiores”, ressaltou Luiz Fernando.

Palestrante – Os cursos serão ministrados por Frederico Gorgulho, consultor da Escola APAS – Associação Paulista de Supermercados – professor na Escola Nacional de Supermercados (ENS), com mais de 15 anos de experiência no setor. Gorgulho já trabalhou como gerente de marketing em grandes empresas como Carrefour, Grupo Pão de Açúcar e Atacadista Roldão.

Agência Sebrae de Notícas MS