Três Lagoas

Curso de Medicina de Três Lagoas realiza I Jornada Acadêmica

O curso de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Câmpus Três Lagoas (CPTL) realizou nos dias 27 e 28 de outubro a I Jornada Acadêmica – I JAM.

Inserido nas novas diretrizes dos cursos de Medicina voltados a um conhecimento integral e interdisciplinar, o curso de Medicina do CPTL tem como proposta fundamental capacitar e formar profissionais aptos a atuar na promoção, prevenção, proteção e recuperação da saúde individual e coletiva, além do cuidado de, ultrapassando a certificação profissional, oferecer apoio psicossocial na formação dos novos profissionais da saúde.

Nesse contexto, a I Jornada Acadêmica do Curso de Medicina do CPTL teve por objetivo propiciar a integralidade entre a teoria acadêmica e a prática profissional e contou com o envolvimento maciço dos acadêmicos de Medicina, além da participação de acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Ciências Biológicas e dos docentes do curso de Medicina.

Dentre os temas discutidos na I JAM/CPTL, abordou-se a questão de Ansiedade com uma dinâmica palestra dos Psicólogos Adriana Ribeiro da Silva Sampaio e Alex Castanheira Sampaio; as questões das DSTs/AIDS e Hepatites Virais numa exposição esclarecedora do Enfermeiro Jessé Milanez dos Santos; e também a Construção do Pensamento Científico, apresentada pelo Professor Doutor João Ricardo Filgueiras Tognini, Vice-Reitor da UFMS.

Além das palestras, os acadêmicos apresentaram resumos de trabalhos científicos e participaram de uma oficina prática de Atendimento Inicial ao Politraumatizado coordenada pelo Prof. Dr. João Ricardo F. Tognini com apoio do Tenente-Coronel Marcello Fraiha, coordenador do Centro de Resgate e Atendimento Pré-Hospitalar do Corpo de Bombeiros Militar de Campo Grande, e de Ianê Diniz, acadêmica do curso de Medicina da UFMS/Campo Grande.

Esse primeiro evento científico do curso de Medicina/CPTL mostra o comprometimento não somente da instituição UFMS, mas também todo o empenho dos próprios docentes e acadêmicos do curso de Medicina de Três Lagoas na formação dos futuros médicos.

Assessoria

Cristiane Bergo

viaCurso de Medicina de Três Lagoas realiza I Jornada Acadêmica.

Curso de Medicina de Três Lagoas realiza I Jornada Acadêmica