Região

Crianças participam do projeto Vagão Ambiental em Água Clara

Crianças participam do projeto Vagão Ambiental em Água Clara

Visando promover a conscientização em crianças de escolas próximas à ferrovia, o Instituto ALL de Educação e Cultura realiza nesta semana o projeto Vagão Ambiental em Água Clara. A expectativa é que mais de 200 crianças  participem do projeto, que fica na cidade até sexta-feira (5), na Estação Ferroviária de Água Clara.

De acordo com a coordenadora do projeto, Jaqueline Cordeiro, o Vagão Ambiental é uma oportunidade para que as crianças aprendam sobre preservação e cuidados com o meio ambiente por meio de uma linguagem lúdica e divertida. “A experiência única de estar dentro de um vagão cria a atmosfera ideal para um aprendizado permanente, que os pequenos disseminam em sua escola e comunidade”, afirma.

O projeto foi desenvolvido a partir de um vagão de passageiros, especialmente adaptado. A proposta do Instituto ALL é falar sobre a preservação ambiental para atrair o interesse e despertar a consciência ecológica dos participantes, além de plantar a noção de sustentabilidade nas comunidades próximas à linha do trem.

Desta forma, o Vagão foi transformado em um espaço multimídia para projeção de vídeos e palestras, além de contar com estrutura para jogos educativos preparados exclusivamente para o projeto, com a finalidade de fixar o conteúdo desenvolvido. Noções de segurança na linha férrea e reciclagem completam os conteúdos ministrados pelos instrutores do projeto.

Serviço – O projeto recebe escolas nos seguintes horários: das 9h às 11h e das 14h às 16h. O vagão está estacionado na Estação Ferroviária de Água Clara.

Sobre o Instituto ALL

Criado em 2008 pela América Latina Logística, ALL, empresa que detém a concessão da ferrovia na região, o Instituto ALL tem proporcionado às comunidades próximas à ferrovia atividades que oferecem educação e cultura, além de promover a conscientização da importância do meio ambiente para o desenvolvimento social.

Com o título de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), o Instituto pode receber doações feitas por pessoas jurídicas, que contam com a possibilidade de dedução em seu imposto de renda. Os projetos são apoiados em leis de incentivo cultural, esportivo e social.

viaJORNAL DIA DIA – Crianças participam do projeto Vagão Ambiental em Água Clara.