- Destaque - Destaque Principal Três Lagoas

Conselho Municipal de Saúde cria blog para divulgação dos trabalhos

O Conselho Municipal de Saúde conta com um novo instrumento de comunicação para comunidade três-lagoense: um blog. Para saber mais informações sobre o trabalho dos conselheiros acesse o endereço eletrônicohttp://cmstreslagoas.blogspot.com.br/.

Segundo a presidente do Conselho, Sônia Aparecida de Camargo, a finalidade do blog é: ser um meio de comunicação do Conselho Municipal de Saúde com a população, instituições, órgãos; divulgar o que é o Conselho e o que ele faz; cumprir a Lei de Acesso à Informação; e  divulgar o que está planejado e o que é feito com o dinheiro destinado à Saúde.

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

De acordo com o Regimento Interno, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) é uma instância colegiada de caráter permanente e deliberativo, integrante da estrutura organizacional da gestão municipal do SUS e, tem por finalidade a formulação de estratégias e o controle da execução da política municipal de saúde, inclusive nos aspectos econômico e financeiro.

Entre uma das mais diversas competências do CMS é acompanhar as prioridades em saúde, definidas no Plano Municipal de Saúde de acordo com as propostas das conferências municipais da área de saúde.

O Conselho Municipal de Saúde é composto por 12 conselheiros titulares e seus respectivos suplentes, eleitos em assembleia dos seus respectivos fóruns, sendo 50% dos usuários; 25%  dos trabalhadores em saúde e 25%  dos prestadores públicos e privados. O mandato de cada conselheiro, titular ou suplente, será de dois anos, podendo ser reconduzido.

A Plenária do CMS acontece uma vez por mês, conforme calendário na qual os conselheiros realizam, durante a reunião, leitura, discussão e votação dos processos, relatórios, solicitações e pareceres; discussão temática; discussão e deliberação; e informes relacionados à Saúde.

jornal_053j

 

 

Fonte: Asc/PTL’s

Jornaldiadia