- Destaque - Destaque Principal Três Lagoas

Com apoio da Fibria, projeto Musicando Talentos valoriza história da música sul-mato-grossense

A novidade deste ano é a formação de uma banda

A Fibria apoia, pelo quarto ano consecutivo, o projeto Musicando Talentos em Três Lagoas (MS) com o objetivo de promover o resgate da história da música regional por meio do estudo dos principais artistas que contribuíram para a história da cultura de Mato Grosso do Sul.

Em parceria com a Casa da Cultura e a Associação de Moradores do Bairro Jupiá, o projeto já contemplou cerca de 300 pessoas desde quando iniciou, em 2013. A intenção, em 2016, é alcançar mais 60 moradores que buscam na música integração social, lazer e conhecimento sobre a arte.

A grande novidade deste ano é a formação da Banda Musicando Talentos que, segundo a coordenadora do projeto, Nilva Barrozo, representa a continuidade dos participantes em seu aprendizado. “O projeto dará a oportunidade para os alunos crescerem enquanto músicos, aperfeiçoarem sua técnica, possibilitar apresentações na comunidade e eventos e, quem sabe, se profissionalizar e incrementar a renda familiar”, diz a coordenadora.

Nilva ressalta que o Projeto Musicando Talentos tem a missão de disseminar cultura e oportunizar o conhecimento sobre a música regional sul-mato-grossense, como o sertanejo raiz. “Ao mesmo tempo em que o aluno está aprendendo um novo instrumento, aprende sobre a cultura do lugar onde vive. Com a banda, a comunidade também terá acesso a esse conhecimento, que auxilia na difusão da história da música sul-mato-grossense”, diz a coordenadora.

A aluna Paula de Oliveira, 25 anos, participa do projeto desde o primeiro ano e reconhece sua importância. “No Musicando Talentos temos a possibilidade de conhecer artistas que no dia a dia jamais teríamos acesso. As músicas que ouvimos hoje têm muita influência de outras culturas brasileiras e, também, de outros países”, diz a aluna.

Paula diz, ainda, que o projeto a ajudou nas apresentações que realiza na igreja em que frequenta. “Nas aulas de violão, ao aprender as notas também trabalhamos com a voz e afinação. Como eu canto na paróquia aqui do bairro, o projeto também me ajudou a melhorar nas canções. É muito bom participar de uma atividade que faz a diferença na minha vida”, finaliza Paula.

 

Serviço

 

As aulas do Musicando Talentos são realizadas na quadra poliesportiva do bairro Jupiá, às quartas e sextas-feiras, das 14h às 16h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas durante as aulas. Além das aulas de violão, o projeto também oferece aulas de percussão.

 

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos da floresta. Com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. A companhia possui 969 mil hectares de florestas, sendo 568 mil hectares de florestas plantadas e 338 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 40 países. Em maio de 2015, a Fibria anunciou a expansão da unidade de Três Lagoas, que terá uma nova linha com capacidade produtiva de 1,95 milhão de toneladas de celulose por ano, e entra em operação no quarto trimestre de 2017. Saiba mais emwww.fibria.com.br

 

Informações à Imprensa:

 

Performa Comunicação

Laila Rebecca | laila.rebecca@performa.com.br | 12 9 9679-8331 l 67 3522 9838

Luciana Navarro | luciana.navarro@performa.com.br | 12 9 9679-8423 l 67 3522-9838

Fernanda Turco | fturco@performa.com.br | 12 98158.4205