- Destaque - Destaque Principal Três Lagoas

Clínica de Pediatria e Ortopedia atende em média mais de 2 mil pessoas por mês

Unidade oferece diversas especialidades para as crianças e tratamento ortopédico para todas as idades

Perto de completar seis anos de existência, a Clínica de Pediatria e Ortopedia “Carlos Azambuja Leão Junior”, atende crianças de 0 a 12 anos e adultos (na área de ortopedia), em Três Lagoas. A unidade oferece diversas especialidades sendo que, o atendimento é feito por meio de encaminhamentos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF). Juntas, atendem em média de 2.200 pessoas por mês.

PEDIATRIA

Na área de pediatria, a unidade atende as seguintes especialidades: psicologia, psiquiatria, fonoaudiologia, fisioterapia, neurologia, pediatria, endocrinologista, nutricionista, otorrinolaringologia, dentista e infectologista.

Segundo a coordenadora, enfermeira Sônia Satiko Morita, as especialidades que concentram os maiores números de atendimentos são nas áreas de nutrição e endocrinologia, pediatria e psicologia. “A maior parte dos atendimentos são de casos de crianças que estão acima ou abaixo do peso e precisam de um acompanhamento de especialista”, disse a enfermeira.

De acordo a Central de Regulação, em 2014, foram atendidos 636 pacientes na área de endocrinologia e até em abril deste ano foram 263; e em nutrição, foram 720 no ano passado e até no mesmo período citado 332.

Além disso, a enfermeira esclareceu que a distribuição de leite é feita somente nos casos das crianças que estão abaixo do peso, em especial, aos bebês em fase de amamentação. “A criança passa por uma avaliação nutricional, são feito exames, pesagem e informações da rotina de sua alimentação. Quando é detectada a necessidade de ganho de peso, a Saúde oferece o leite para o responsável”, explicou.

Além disso, o local realiza o teste da orelhinha e do olhinho. O teste do pezinho pode ser feito nas unidades.

A média de atendimentos varia de acordo com cada especialidade, sendo que na área de psicologia e fisioterapia são atendidos por volta de 100 pessoas por mês. “Nestas áreas são pacientes que estão em tratamento e tem um retorno constante na unidade, até quando recebem alta”, explicou.

Em outras especialidades, a média de atendimentos é psiquiatria (70); neurologia (120); fonoaudiologia (200 – possui duas profissionais), endocrinologia (150); otorrino (140), nutricionista (70), infectologia (10). O dentista possui uma média de 200 procedimentos por mês.

ORTOPEDIA

De acordo com o coordenador na área de ortopedia, o técnico em enfermagem Marlúcio Moura, o atendimento é feito para todas as idades, uma vez, que são pacientes encaminhados pelas unidades de saúde do município. São realizados uma média de 800 exames de raio-X e 1.500 consultas de ortopedia por mês. “No total, temos cinco ortopedistas que atendem tanto o público infantil quanto o adulto”, disse.

CLÍNICA

A unidade conta com 40 profissionais na área da saúde e administrativa. A unidade de pediatria foi inaugurada em outubro de 2009 e de ortopedia em março de 2010.

A Clínica está localizada na Rua Egídio Thomé, s/n, Bairro JK. O telefone é 3929-1290 ou 3929-1291. O horário de funcionamento é das 6h às 17h, de segunda-feiraa sexta-feira.

(Foto: Assessoria de Comunicação)

Assessoria de Comunicação