Três Lagoas

CESP conclui teste de vazão no Jupiá

A vazão a jusante da Usina Hidrelétrica Engenheiro Souza Dias (Jupiá) chegou a 2.500 m³/s na sexta-feira (11), no fim do segundo dia do teste realizado pela CESP (Companhia Energética de São Paulo), e o nível a jusante, 257,83m, com variação durante o teste de 32 cm.

No início da operação quinta-feira (10), às 6 horas, a vazão difluente estava em 3.700 m³/s; o nível a jusante (abaixo da usina) era de 258,15 m.

Monitoramento

O monitoramento do trecho de influência do teste, abaixo da usina, foi feito durante os dois dias pelas equipes técnicas da CESP, do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

O teste em Jupiá conclui a operação cuja primeira etapa foi realizada entre 26 e 28 de setembro, com redução de vazão defluente na Usina Hidrelétrica Engenheiro Sergio Motta (Porto Primavera).

A CESP está realizando os testes por solicitação do ONS, que objetiva minimizar o desestoque de armazenamento nos reservatórios, proporcionando segurança para o atendimento eletro-energético do Sistema Interligado Nacional (SIN). Para a realização do teste, em Jupiá e, anteriormente, em Porto Primavera, a CESP recebeu autorização da ANA e do IBAMA.

A realização do teste foi divulgada para autoridades e órgãos de imprensa da região. Além disso, as comunidades do Beira Rio e do Jupiazinho foram informadas de forma direta, pela equipe de educação ambiental da CESP, por meio da distribuição de filipetas com informações da operação.

A população em geral contou com o serviço de atendimento 24 horas da Companhia, pelo telefone 0800-647 9001 para obter dados sobre o teste. As informações, que são de utilidade pública, ficaram disponíveis também no site da Empresa.

viaCESP conclui teste de vazão no Jupiá.

CESP conclui teste de vazão no Jupiá