- Destaque - Destaque Principal Três Lagoas

Caravana da Saúde começa dia 9 de junho em Três Lagoas

A ação é do Governo do Estado e conta com a parceria da Prefeitura de Três Lagoas

A prefeita de Três Lagoas, Marcia Moura (PMDB) realizou na tarde desta segunda-feira, 1º de junho, em seu gabinete, uma coletiva com a imprensa para divulgar as ações da Caravana da Saúde que acontece entre os dias 09 a 18, no Arenamix. A coletiva também contou com a participação da secretária de Saúde, Eliane Brilhante, e do presidente da Câmara de Vereadores, Jorginho do Gás (PSDB). Na pauta, foram detalhadas as ações que são promovidas pelo Governo do Estado em parceria com o Município.

CARAVAVA DA SAÚDE

Começa na próxima terça-feira (9) a terceira edição da Caravana da Saúde. A ação promovida pelo Governo do Estado tem parceria com a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Os atendimentos à população acontecerão no Arenamix, e prosseguirão até o dia 18. O Dia D será 13 e 14 deste mês, com a presença prevista em uma das datas citadas, do Governador de MS, Reinaldo Azambuja (PSDB).

Na área de exames serão oferecidos: 300 para tomografia, 500 para eletrocardiograma que poderão ser realizados durante todo o mês de junho. Também serão realizados 200 exames de endoscopia, 450 exames de abdômen e 200 ressonâncias magnéticas, destinadas aos pacientes que aguardavam agendamento na Central de Regulação.

Na área cirúrgica, serão 80 clínicas gerais, 60 ginecológicas e 30 ortopédicas de baixa complexidade, que serão feitas no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, sendo no total, 170. No último sábado (30) teve início o atendimento com seis cirurgias.

No total, serão oferecidas duas mil consultas (com pacientes previamente cadastrados pela Secretaria Municipal de Saúde), nas seguintes especialidades: ortopedia, gastrenterologia, angiologia, endocrinologia, neurologia, otorrinolaringologia. Os pacientes cadastrados para receberem as consultas serão atendidos conforme à avaliação de urgência e dentro das prioridades na classificação de risco das cores vermelho e amarelo, pelos médicos reguladores da Central de Regulação.

Na área de oftalmologia, o atendimento será do dia 09 a 15 de junho, sendo que, dos dias 09 e 11 será especialmente para avaliação dos pacientes e do dia 11 a 15 para avaliação final e cirurgia. O foco principal é a cirurgia de catarata e pterígio. Aqueles que tiverem indicação de catarata terão a oportunidade de realizar o exame de biometria gratuitamente. A capacidade de atendimentos será de 800 por dia, podendo totalizar nos dias de atendimento 2.200 cirurgias oftalmológicas.

Na área de oftalmologia, o atendimento será do dia 09 a 15 de junho, sendo que, dos dias 09 e 11 será especialmente para avaliação dos pacientes e do dia 11 a 15 para avaliação final e cirurgia. O foco principal é a cirurgia de catarata e pterígio. Aqueles que tiverem indicação de catarata terão a oportunidade de realizar o exame de biometria gratuitamente. A capacidade de atendimentos será de 800 por dia, podendo totalizar nos dias de atendimento 2.200 cirurgias oftalmológicas.

Os atendimentos também contemplarão outros municípios como Bataguassu, Santa Rita do Pardo, Brasilândia, Selvíria e Água Clara. Em Bataguassu, onde a Caravana começou os atendimentos no sábado (30), foram destinados para os Municípios de Santa Rita do Pardo e Brasilândia, com o atendimento de cirurgias gerais.

Marcia Moura e Eliane recomendaram aos pacientes que serão atendidos durante a Caravana estejam alimentados e que levem um lanche. “No local teremos cadeiras e água, mas é importante que os pacientes irem alimentados para evitar o risco de passarem mal”, explicou a prefeita. Haverá transporte para levar os pacientes mais necessitados e que moram distante do Arenamix. O estudo já está sendo feito pela Prefeitura quais os locais e os horários, que serão divulgados em breve.

 PREPARAÇÃO

A equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde está nos últimos 30 dias se preparando para receber a ação no Município. Mais de 100 profissionais da saúde, entre coordenadores das unidades e agentes comunitários de saúde de cada região da Cidade já receberam o treinamento para auxiliarem nos trabalhos que será realizado nos próximos dias.

Outra ação é o levantamento da prioridade de atendimentos para exames e cirurgias no Município e o cadastro dos pacientes no site, com o objetivo de otimizar os atendimentos durante a Caravana da Saúde. As carretas que contam com a estrutura para os atendimentos já estão no Arenamix desde o final do mês de maio.

Os trabalhos da Caravana da Saúde integram a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) com diversas especialidades. Também farão parte do cronograma: consultas odontológicas, tomografia computadorizada, raio-x, mamografia, além de exames para aferição da pressão arterial, glicemia, HIV, capacitação, palestras e gincanas.

 

Patricia Acunha

Assessoria de Comunicação