Região

Brasilândia recebe a obra Enciclopédia das Águas de MS

Numa cerimônia simples, realizada no gabinete do prefeito de Brasilândia, Jorge Diogo, nesta terça-feira (11), ocorreu a entrega do exemplar do livro Enciclopédia das Águas de Mato Grosso do Sul, publicado pelo Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul em parceria com a SANESUL, IMASUL, Governo do Estado e Fundação de Cultura. O mega livro, que mede 46 cm e que pesa mais de 4 kg é de autoria do professor Dr. Hildebrando Campestrini e de uma ampla equipe de pesquisadores e colaboradores de todos os municípios do Estado que pesquisaram e enviaram informações para retratar a hidrografia sul-mato-grossense numa obra que se torna referência sobre o tema.

O livro foi entregue ao prefeito pelo pesquisador, mestre em História, prof. Carlos Alberto dos Santos Dutra que participou como colaborador desta obra subsidiando-a com informações sobre a hidrografia do município. A obra teve sua entrega oficial no dia 31 de outubro, em Campo Grande, no auditório da governadoria, em cerimônia onde Carlos Dutra participou e recebeu das mãos do idealizador e responsável pela pesquisa, professor Hildebrando Campestrini, o exemplar do livro do qual o brasilandense também é coautor.

No gabinete do prefeito, participaram do evento, a Secretária de Educação, Débora Ladeia, a monitora da Biblioteca do Sesi, Maria Cristina Alves da Silva, o vereador Paulo Sérgio Abreu e a primeira-dama Léia Diogo.

Para o pesquisador Carlos Dutra, popular Carlito, a obra descreve os mais de 5.500 córregos que existem no Estado, com seus pormenores e particularidades, retratando também 223 rios e córregos, transformando-se em uma obra de referência para quem deseja conhecer e aprofundar a questão da água, tão importante para a sobrevivência da humanidade. A obra reúne também mais de 150 cartas hidrográficas na escala de 1:1000.000 e vem acompanhada de um DVD na versão digital, constituindo-se um banco de dados útil à pesquisa e facilidade para buscas e consultas.

Ao receber o exemplar das mãos do prof. Carlito, o prefeito Jorge Diogo destacou a importância desta obra para o município. A obra será encaminhada para a biblioteca do município de Brasilândia, pois destina-se ao “acervo público de Brasilândia”, escreveu seu coautor, na dedicatória do livro entregue à municipalidade.

Por: Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal de Brasilândia

 

viaJORNAL DIA DIA – Brasilândia recebe a obra Enciclopédia das Águas de MS.

 Brasilândia recebe a obra Enciclopédia das Águas de MS