Começa nesta quarta-feira, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, o 6º Torneio Internacional de Futebol Feminino. Tetracampeão, o Brasil terá três rivais na briga pelo quinto título: Estados Unidos, China e Argentina, rival da estreia nesta quarta, às 21h45(Horário de Brasília).
Comandada pelo técnico Vadão, a seleção brasileira chega embalada pelo título da Copa América em setembro deste ano e aposta mais uma vez em Marta, finalista da Bola de Ouro da Fifa pelo 11º ano consecutivo.
De última hora, o treinador convocou seis atletas do São José, que estavam no Japão participando do Torneio Internacional de Clubes. A goleira Andreia Suntaque, a lateral-direita Poliana, a volante Formiga, a meia Rosana, e as atacantes Debinha e Andressa Alves substituíram as desconvocadas Pretinha, Simone Jatobá, Amanda Bruner, Laylla, Alline Calandrini e a Fabiana, que já havia deixado antes a delegação por motivo de lesão.
A seleção da argentina é a pior ranqueada entre as equipes presentes no torneio (37ª) e está de técnico novo. Eduardo Sanchez, de 62 anos, assumiu a equipe no mês passado e disputará seu primeiro torneio à frente do grupo.
Líder do ranking da Fifa, os Estados Unidos disputam o torneio pela primeira vez e aparecem como principal ameaça para o Brasil. o grande destaque da equipe é a atacante Abby Wambach, que também concorre ao prêmio de melhor jogadora do mundo em 2014.
Já as chinesas, que disputaram a primeira edição do torneio, em 2009, aparecem na 14ª colocação no raking mundial e devem brigar com a Argentina pelo terceiro lugar.
Todas as equipes jogam entre si na primeira fase e as duas com maior número de pontos fazem a decisão. As outas duas disputam o terceiro lugar. Confira abaixo a tabela completa:
Quarta – 10/12
19h20 – China x EUA
21h50 – Brasil x Argentina
Domingo – 14/12
16h00 – Argentina x China
18h45 – Brasil x EUA
Quarta – 17/12
19h20 – EUA x Argentina
21h50 – Brasil x China
Domingo – 21/12
16h00 – Decisão do 3º lugar
18h45 – Final
viaBrasil inicia busca pelo penta no Torneio Internacional – Correio do Estado.