- Destaque - Destaque Principal Três Lagoas

BID e Instituto Votorantim lançam Três Lagoas como a sexta cidade a participar da ICES no Brasil

Primeira parceria da Iniciativa no Brasil com o setor privado vai elaborar Plano de Ação Três Lagoas Sustentável

São Paulo – A cidade de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, será a sexta cidade brasileira a fazer parte da Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O Banco e o Instituto Votorantim firmaram recentemente um memorando de entendimento que vai apoiar tecnicamente e financeiramente o município para estimular o desenvolvimento urbano sustentável.

Esta é a primeira parceria da ICES no Brasil com o setor privado. Para a aplicação da metodologia será criado um grupo multidisciplinar de especialistas com integrantes da prefeitura da cidade, do BID, e por especialistas de empresa de consultoria contratada pelo Instituto Votorantim. A equipe vai elaborar um diagnóstico baseado em indicadores e pesquisas em campo que compreendem temas relacionados às dimensões de sustentabilidade ambiental, urbana, governança e fiscal. Uma vez identificados os pontos prioritários que precisam ser fortalecidos na cidade será elaborado o Plano de Ação Três Lagoas Sustentável.

Segundo a representante do BID no Brasil, Daniela Carrera-Marquis a participação do setor privado é chave para apoiar o desenvolvimento. “Desenvolver ações estratégicas junto a distintos atores, que garantam a proteção ao meio ambiente, bem como níveis adequados de qualidade de vida dos cidadãos é um exercício que poderá servir de exemplo para outras cidades brasileiras e latino-americanas”, disse.

A ICES parte de uma abordagem multidisciplinar para lidar com os desafios urbanos emergentes da América Latina e Caribe. Os requisitos para a escolha das cidades são baseados em premissas de crescimento econômico acima da média nacional e população entre 100 mil e dois milhões de habitantes, entre outros critérios que caracterizam a cidade como emergente. No Brasil, a ICES está presente nas cidades de Goiânia, João Pessoa, Vitória, Florianópolis, e Palmas.

A aplicação da ICES ocorrerá no âmbito das ações do Programa de Apoio à Gestão Pública, uma parceria entre o Instituto Votorantim e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que busca auxiliar na modernização da gestão pública e na redução de déficit de infraestrutura em municípios que contam com operações ou futuras operações da Votorantim. Empregando a metodologia ICES, o programa terá uma visão mais ampla de Três Lagoas e poderá abordar outros temas importantes para a cidade.

“O Programa de Apoio à Gestão Pública foi concebido a quatro mãos, com a parceria fundamental do BNDES. Neste momento, teremos a oportunidade de contar com a metodologia ICES, desenvolvida pelo BID, que não só trará ganhos técnicos para as ações do Programa, mas o insere em uma iniciativa latino-americana. Em Três Lagoas, temos a Fibria, empresa de celulose do Grupo, que está ampliando sua operação no município e que será parceira na execução desse projeto”, afirma Cloves Carvalho, diretor do Instituto Votorantim.

Sobre o BID

O Banco Interamericano de Desenvolvimento tem como missão melhorar vidas. Criado em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e o Caribe. O BID também realiza projetos de pesquisas de vanguarda e oferece assessoria sobre políticas, assistência técnica e capacitação a clientes públicos e privados em toda a região.

Sobre o Instituto Votorantim

O Instituto Votorantim é o parceiro estratégico das empresas do Grupo em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das regiões onde as empresas operam. Atua nos campos da educação, geração de trabalho e renda, formação profissional, apoio a gestão pública, cultura, preservação e fortalecimento de direitos infanto-juvenis, entre outros.

ENCONTRE-NOS EM:

Facebook: Seja um fã do BID e de suas iniciativas www.facebook.com/bidbrasil
Twitter: Acompanhe-nos em www.twitter.com/bidbr
Youtube: Veja e divulgue os vídeos do BID em www.iadb.org/youtube

Para mais informações

Márcia Casseb
Especialista Sênior em Desenvolvimento Urbano e Saneamento
marcias@iadb.org

Contato de imprensa

Janaina Goulart
janainag@iadb.org