- Destaque - Destaque Principal Três Lagoas

Aula inaugural marca início da Escola do Legislativo da Câmara de Três Lagoas

Com a palestra “Desafios do Serviço Público”, foi realizada a aula inaugural da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Três Lagoas, na noite de quarta-feira (10), com a presença de servidores efetivos, administrativos e assessores de gabinetes. A solenidade foi presidida pelo primeiro vice-presidente da Câmara, vereador Nilo Candido, e a mesa contou com a presença do vereador Beto Araújo, com o diretor da escola, o servidor Paulo Molina, com o pastor Marcos Uchoa, representando a secretária municipal de Educação, Jussara Fernandes, além da servidora Ana Maria Barbosa, da secretária da escola, Márcia Denise Guerreiro, e do diretor do Departamento de Juventude da Prefeitura de Três Lagoas, professor Breno César.

Esta é a terceira escola do legislativo do estado de Mato Grosso do Sul e nasce, segundo o seu diretor, com o objetivo de valorizar o serviço público no Legislativo municipal, por meio da qualificação dos servidores.  “A Escola do Legislativo é a realização de um sonho que vem de outras legislaturas. Tenho que agradecer ao atual presidente, Jorginho do Gás, pela confiança e por concretizar este trabalho”, afirmou Paulo Molina.

A analista de comunicação da Câmara, Ana Maria Barbosa, destacou que a inauguração da escola faz parte da programação do centenário da cidade e da própria Câmara, marcando, justamente, um momento de mudanças. “O serviço público, no Brasil, passa por um período de muitas cobranças e de novas demandas que a escola poderá ajudar a suprir, fazendo a capacitação dos seus servidores e vereadores, para estes novos tempos. O Poder Legislativo ajudou a construir este século da história de Três Lagoas e, por meio também da escola, achamos que poderemos melhorar esta participação, na construção do segundo centenário”, disse.

Representando a secretária municipal de Educação, Jussara Fernandes, o pastor Marcos Uchoa lembrou que o nascimento da escola é uma resposta à população e demonstra o interesse da Câmara e servidores em servir cada vez melhor. “A educação é processo social, é desenvolvimento. Ela não é preparação para a vida; é a própria vida”, discursou, desejando o sucesso da iniciativa.

Nilo Candido, representando os vereadores, lembrou que a escola começa ainda com função de aproximar o Legislativo da população, por meio do conhecimento. “As críticas externas são grandes e, normalmente, porque as pessoas confundem o papel da Câmara, dos vereadores e dos servidores. Uma das funções, será estreitar os laços com a comunidade”, afirmou.

A palestra da aula magna foi proferida pelo professor mestre José Estevão Moraes Palma, o qual traçou um panorama do serviço público e dos novos desafios que a sociedade impõe, frisando que estes poderão ser superados por meio da educação e qualificação dos agentes públicos.

Estevão Palma também discorreu sobre os principais temas que norteiam o setor, como globalização, exigências dos usuários, prestação de contas, responsabilidade, diversidade de prestadores de serviços públicos, entre outros, que, de acordo com ele, poderão ser adequados com o funcionamento da escola.

A escola do legislativo foi criada pela lei 2631, de 20 de dezembro de 2012.

_DSC0100

 

 

 

 

 

 

Câmara Municipal de Três Lagoas/MS