Três Lagoas

Ambiente faz limpeza de lagoas de contenção

Ambiente faz limpeza de lagoas de contenção

Secretaria do meio ambiente está fazendo a limpeza das lagoas de contenção que ficam ao redor da Lagoa Maior de Três lagoas. Há mais de seis anos não é feita a limpeza que deve ser realizada conforme vão entrando resíduos e a cada três anos.

Ao todo são três pequenas lagoas de contenção que precisam ser limpas, para que quando chover não ocorra o assoreamento da lagoa. A função é filtrar a sujeira e a areia para evitar que entrem na Lagoa Maior.

“Não podemos acabar com as lagoas de contenção; são elas que permitem que a chuva vinda da rua passe para Lagoa Maior sem sólido, por isso a limpeza deve ser feita, para retirar o sólido; sem a limpeza a decantação não ocorre; o objetivo é preservar”, explicou a Diretora de preservação licenciamento e educação ambiental Ana Paula Mendes Lima.

Uma delas já estava seca e foi limpa; na segunda encontrava uma pequena quantia de água. A preocupação maior da secretaria do meio ambiente é a que se localiza em frente ao hotel OT com uma grande quantidade de água.

Será feita uma análise da água pela Universidade Federal do Mato grosso do Sul (UFMS). Com prazo de 10 dias é que vai dizer se a água pode ser jogada na Lagoa Maior ou não; se disser que sim, existirá um laudo comprovando a autorização e será colocada uma película para reter o sólido.

Caso a análise não aprove que a água de contenção seja transferida para a Lagoa Maior existem duas possibilidades que vão ser decididas após o estudo.

Pegar a água e lançar para a lagoa de contenção ao lado que já foi limpa, ou apenas limpar em torno dela.

Antes de ser tomada a decisão de limpar as lagoas de contenção foi feita uma reunião no Conselho Municipal do Meio Ambiente envolvendo entidades relacionadas, sendo Promotoria do Meio Ambiente, UFMS e IMASUL; a decisão foi tomada através de uma votação.

“Algumas ações são inevitáveis como: danos na grama, devido à entrada da retroescavadeira; algumas mudas poderão ser perdidas e peixes prejudicados, mas não podemos deixar de limpar,” concluiu Ana Paula.

viaAmbiente faz limpeza de lagoas de contenção.